Você, como utilizador “normal”, não pode fazer downloads de jogos, séries, filmes ou livros, nem pode fazer o streaming de jogos de futebol ou similar, porque é ilegal e pode dar origem a multas, e num futuro bem próximo, também a penas de prisão.
Mas, se for uma grande empresa… É na boa!
Pirataria só é má para alguns? Meta usou e abusou… e agora?
Portanto, um grupo de autores decidiu levar a Meta em tribunal, porque foi descoberto que a gigante responsável pelo Facebook, Instagram e WhatsApp, utilizou cópias ilegais de milhares de livros para treinar os seus modelos generativos baseados em Inteligência Artificial.
Ao que tudo indica, estamos a falar de 81.7 Terabytes de dados (livros), todos eles adquiridos de forma ilegal. Informação que foi usada para alimentar os algoritmos IA da Meta, que por sua vez vão dar origem a receitas.
Ou seja, a Meta usou conteúdo adquirido de forma ilegal para avançar as suas tecnologias, que por sua vez vão dar origem a receitas extra.
Isto é grave. Especialmente porque tudo indica que estes livros foram adquiridos a partir de Torrents. Ou seja, a Meta não fez apenas downloads destes dados, também os partilhou com outros utilizadores da rede, porque é assim que funciona o mundo dos torrents.
Porém, a Meta não é a única a fazer isto. Muita da informação que pode encontrar nos motores IA chegou ali de forma ilegal. Ou pelo menos de forma pouco ética. Ou melhor, o autor original não recebeu nada pelo uso do seu conteúdo, e isso não está certo.
Antes de mais nada, o que pensa sobre tudo isto? Acha justo? Acha que faz sentido usar informação desta forma para treinar modelos IA? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.