O Pingo Doce decidiu dar um passo à frente e, pela primeira vez em Portugal, abriu um restaurante onde nem precisas de passar os pratos no leitor. A IA faz isso por ti. Sim… Leu bem!
Pingo Doce lança restaurante com pagamento por IA. O que é isto?
O novo sistema está a funcionar no restaurante “Comida Fresca” do Pingo Doce do Alegro Sintra, e recorre a inteligência artificial para reconhecer os pratos que tens no tabuleiro. Cada prato tem o seu preço, e como tal, é tudo automático, ao ser feito através de câmaras e algoritmos. Chegas, pousas o tabuleiro, o sistema reconhece tudo… e pagas.
Assim, com esta aposta, o Pingo Doce transforma-se no primeiro retalhista em Portugal a meter IA em caixas self-checkout de restauração.
Pingo Doce a servir tecnologia com arroz e carne?
Segundo o próprio Pingo Doce, esta tecnologia foi desenvolvida pela startup Retail Robotics Solutions e utiliza reconhecimento de imagem avançado. Uma tecnologia capaz de identificar forma, cor e textura dos alimentos, tal e qual como um humano.
Qual é a ideia?
Reduzir tempos de espera, facilitar a vida ao cliente e claro… acelerar os pagamentos. Porque se há coisa que ninguém gosta, é ficar na fila atrás de alguém que ainda está a decidir entre pagar com MBWay ou cartão.
Neste novo restaurante existem 5 caixas com IA, integradas numa renovação total do espaço que agora oferece 342 lugares sentados. É a maior unidade do género para já, mas não deve ficar por aqui.
Adeus humanos?
A tecnologia não vem substituir o atendimento humano — pelo menos por enquanto. Porém, serve como complemento. Ainda assim… É obviamente assustador para quem trabalha neste tipo de superfície.