Pin ou Padrão: O que é mais seguro para o vosso smartphone?

Um estudo recente sugere que quando está alguém por perto, talvez estejamos mais seguros com o “antiquado” PIN.

A investigação apresentada na Academia Naval Americana e na Universidade de Maryland, verificou quais podiam ser os métodos mais seguros no que diz respeito às espreitadelas por cima do ombro. Eis as principais conclusões:

Quem estiver a observar o ecrã enquanto o desbloqueiam com um padrão, vai conseguir reproduzi-lo em 64.2% das vezes, se apenas tiver olhado uma vez. Se em paralelo, já tiver assistido várias vezes ao desbloqueio, vai conseguir fazê-lo em 79.9% das vezes.

No entanto, se as linhas de feedback do padrão forem removidas do ecrã, a segurança aumenta de imediato. Nesse caso apenas existe uma taxa de sucesso de 35.3% para quem olha uma vez para o desbloqueio de um ecrã e 52.1% para quem olha várias vezes.

Ao nível da segurança a utilização de um PIN, especialmente se tiver seis dígitos, é sempre a melhor opção. Deste modo e mesmo com um utilizador mal-intencionado a olhar por cima do ombro, só existe apenas 10.8% de hipóteses de acertarem. Este número aumenta para 26.5% no caso de múltiplas observações.

Os investigadores afirmam que utilizar um padrão é a mesma coisa que utilizar um PIN de apenas três dígitos, o que é realmente inseguro e ninguém o deve fazer.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

WhatsApp vai começar a devolver dinheiro aos utilizadores!

Já passou algum tempo desde que o WhatsApp passou a disponibilizar o serviço de pagamentos, apesar de ainda não estar cá. De facto, o...

iPhone 13 é igual ao 12 (e ao 11, e ao Xs, etc…). Porquê?

Verdade seja dita, desde o lançamento do iPhone X em 2017, que o design deste aparelho passou apenas por evoluções iterativas, com a revolução...

Jogos Plus de Outubro revelados mais cedo? São estes os títulos!

Tendo em conta que o mais se tem falado durante os últimos tempos são de facto rumores, então há mais um muito forte a...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!