Petróleo caiu para os 111 dólares! Mas… Prepare a carteira!

Caso não saiba, o aumento recorde nos preços dos combustíveis da semana passada, foi fruto do aumento agressivo no preço do barril de petróleo nos mercados Internacionais. Afinal, antes do aumento de quase 20 cêntimos no gasóleo, e 9 cêntimos na gasolina, a matéria prima chegou aos 113 dólares por barril.

Pois bem, é muito importante frisar o facto, que apesar do aumento ter acontecido logo na segunda-feira seguinte ao preço recorde do BRENT… Os combustíveis comercializados durante esta semana, foram transformados a partir de petróleo comprados há 3~6 meses atrás.

Pois bem, depois do choque inicial, o mercado já se está a preparar para um novo aumento, na próxima feira. Um novo recorde, claro. No entanto, o barril de petróleo, que no início da semana chegou aos 135 dólares por barril, está agora a ser comercializado a ~111 dólares.

Ou seja, o barril de petróleo (BRENT) está neste momento mais barato, relativamente ao preço que originou os últimos aumentos. Ainda assim, é esperado que os preços da gasolina e do gasóleo voltem a aumentar já na próxima segunda-feira, dia 14 de Março.

Petróleo está abaixo do preço dos últimos aumentos! Mas…

combustíves, gasolina, gasóleo

Portanto, é caso para dizer, o objetivo aqui não é a coisa fazer sentido, é mesmo as gasolineiras (e estado) fazerem dinheiro.

Ao fim ao cabo, quando o preço do petróleo sobre, as gasolineiras têm de aumentar logo os combustíveis. Contudo, quando o preço do petróleo desce, as mesmas empresas recusam-se a descer os combustíveis, porque a matéria prima foi comprado quando o preço estava alto. Em suma, o preço sobe que nem uma flecha, mas caí que nem uma autêntica pena.

Aliás, se quisermos resumir um pouquinho melhor esta ‘brincadeira’, temos uma missão facilitada. Ora veja… Esta subida de preços acontece porque as grandes empresas responsáveis pela compra e venda de combustíveis estão constantemente a usar o pretexto que, daqui a umas semanas/meses, quando comprarem combustível, o produto estará mais caro.

Por isso, nós estamos a pagar antecipadamente por um aumento de preço que ainda não ocorreu. Ou seja, é uma jogada para lucrar, que infelizmente, resulta. Porque ninguém se queixa grande coisa, e o mercado não tem um regulador competente.

Na verdade, este aumento iria sempre acontecer, mas nunca nesta altura. As alterações recentes são apenas uma jogada para fazer algum dinheiro extra, antes de terem de pagar mais para reabastecerem os seus estabelecimentos. Um pagamento extra, que pode nem vir a acontecer, visto que os mercados já se estão a normalizar, graças a notícias de negociações com outros fornecedores por parte da UE e Estados Unidos.

Além de tudo isto, temos ainda de pensar na carga fiscal, que é um simples e puro exagero em Portugal. Infelizmente, no nosso pais, além de não existir regulamentação, também temos impostos supostamente provisórios, que rapidamente passam a eternos.

 

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.