A Google teve de se render à inteligência artificial e como tal está a desenvolver um modo de IA para a pesquisa que vai mudar para sempre a forma como interagimos com este motor de busca. Inicialmente haverá um botão para ativar o modo de IA. Depois este tipo de pesquisa estará perfeitamente integrado na versão para dispositivos móveis e no computador. Agora e com a pesquisar na Google a mudar, veja como tudo vai funcionar.
A pesquisa na Google vai mudar como nunca!
O site 9to5Google que é especialista em assuntos Google revelou que o gigante dos motores de busca enviou recentemente um e-mail interno a convidar os funcionários a testar o Modo IA da Pesquisa. O e-mail descreve tudo como uma forma mais inteligente de pesquisar tópicos usando a Pesquisa que organiza “informações em análises fáceis de digerir com links para explorar o conteúdo na web”.
A Google explica ainda que o Modo IA é alimentado por uma versão personalizada do Gemini 2.0 que permite “capacidades avançadas de raciocínio e pensamento”. Foi concebido para acomodar consultas mais abertas e exploratórias que pedem conselhos e comparações à Pesquisa. Além disso, o modo de IA permitirá aos utilizadores fazer perguntas de acompanhamento.
A empresa também partilhou os seguintes exemplos de consultas que são adequadas para o próximo modo:
“Quantas caixas de esparguete devo comprar para alimentar 6 adultos e 10 crianças, e ter o suficiente para outros?”
“Compare casacos de lã, de penas e sintéticos em termos de isolamento, resistência à água e durabilidade.
“O que é que eu preciso para começar a fazer aquascaping?”
Seguimento: “Quais são algumas lojas próximas para comprar materiais?”
Entretanto o e-mail também inclui uma captura de ecrã que mostra a experiência de ambiente de trabalho de “lançamento antecipado” para o Modo IA. Assim mostra uma nova secção para o Modo de IA que aparece ao lado dos filtros de imagem, notícias, compras, etc. da Pesquisa. Ao seleccioná-lo, abre-se uma interface de chat com respostas, uma caixa de texto na parte inferior para perguntas de seguimento e um cartão com ligações relevantes na parte lateral. O Modo IA também está disponível no telemóvel, mas o e-mail não inclui capturas de ecrã que mostrem a interface.
Uma vez que a Google já começou a testar o Modo IA, é possível que não demore muito até que a empresa o abra para testes beta. Entretanto uma coisa é certa, a pesquisa na Google vai mudar.