PCIe 5.0: Vantagem para a Intel? SSDs a chegar aos 14 GB/s!

Como deve saber, a Intel vai trazer suporte para o standard PCIe 5.0 para o mercado de PCs desktop ainda durante o ano de 2021. Algo muito interessante, visto que a AMD optou por não lançar nada em 2021, adiando os Ryzen 6000 para 2022. Curiosamente, até os Ryzen 6000 parecem ter deixado o PCIe 5.0 de lado, optando pelo ainda muito recente PCIe 4.0.

No entanto, com a Intel pronta a agarrar a oportunidade de se meter à frente da rival, já temos algumas fabricantes de controladores SSD a demonstrar o que realmente são capazes de fazer com a nova tecnologia.

Como é o caso da Marvell, que começou as hostilidades com um controlador (PCIe 5.0 + NVMe 1.4b) capaz de oferecer 14 GB/s de pura velocidade!



Se gosta da velocidade dos SSDs PCIe 4.0, vai ficar maluco com o PCIe 5.0!

PCIe 5.0 SSDs

Portanto, o novo standard PCIe 5.0 permite 32 GT/s de largura de banda, o que é basicamente o dobro daquilo que o PCIe 4.0 oferece. E ao mesmo, é 4x superior à largura de banda de 8 GT/s que o velho PCIe 3.0 ofereceu nos últimos 10 anos de mercado.

Entretanto, a primeira geração de produtos vai ser capaz de chegar aos 14GB/s de velocidade sequencial de leitura, e 9 GB/s de velocidade de escrita sequencial. Quanto aos IOPs, estamos a falar de 1 milhão ou mais, dependendo do tamanho da drive.

Claro que depois deste início das hostilidades, é esperado que a Silison Motion, Phison e outras, apresentem as suas soluções nas próximas semanas/meses. Tudo de forma a aproveitar o lançamento da Intel no terceiro trimestre do ano. Que claro está, vai ser capaz de entrar no mundo do DDR5 e PCIe 5.0 antes da rival AMD.

Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Bombástico? Está interessado num destes SSDs? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Em destaque

Leia também