PC novo + Windows velho! Qual seria o resultado?

Como deve saber, estamos prestes a dar as boas vindas ao novíssimo Windows 11, um novo lançamento, que segundo a própria Microsoft, vai abrir as portas a uma nova geração da computação.

É sempre curioso assistir a um novo lançamento do SO super famoso da Microsoft. Mas isto também nos faz olhar para trás, para tudo aquilo que a gigante Norte-Americana lançou até aqui. Faz ideia de quantos Windows já foram lançados? E talvez mais interessante que isso… Quantos funcionariam numa máquina moderna?

PC novo + Windows velho! Qual seria o resultado?

pc novo windows

Portanto, é seguro dizer que o MS-DOS funcionaria perfeitamente em qualquer PC, afinal, pode instalar o FreeDOS sem qualquer problema e brincar um bocadinho. Entretanto, o Windows 1.0 também deverá fazer boot sem grandes problemas, visto que é apenas um programa que funciona em cima do DOS, utilizando os drivers básicos de 16 bits do SO primitivo.

Mas o Windows 95 e 98 já são uma história bastante diferente…

Curiosamente, a base de ambos continua a ser o DOS, no entanto, são programas de 32 bits que estão na verdade a estender o DOS, e até a controlá-lo. Além disso, necessitam dos seus próprios drivers, que claro está, não existem para o hardware mais recente.

Ou seja, como não existem drivers Win9x recentes (com menos de 15 anos), um PC moderno vai estar basicamente super limitado pelo Windows 95 e 98. Pode ser possível instalar e fazer boot, mas utilizar estes SO’s poderá ser uma missão bastante complicada. Aliás, caso não saiba, os Windows 95 e 98 têm problemas a lidar com grandes capacidades de memória, e o mais velhote W95 também tem dificuldade em lidar com processadores com elevadas frequências de relógio. (Na altura, o Windows 95 já se engasgava com CPUs rápidos da época, como é o caso do AMD K6-2.)

Já os mais recentes Windows XP, 7, 8 e 8.1 não deverão ser um problema muito grave. Podem trazer algumas limitações em termos de drivers, especialmente os mais antigos, mas utilizá-los é possível.

Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Em destaque

Leia também