Esta pastilha elástica pode neutralizar o vírus da gripe e herpes

Uma nova pastilha elástica especial pode vir a ser uma arma promissora na luta contra vírus como o da gripe e do herpes. Investigadores dos Estados Unidos e da Finlândia descobriram que pode “capturar” e neutralizar certos vírus, incluindo os da gripe (H1N1 e H3N2) e os herpes simplex 1 e 2 (HSV-1 e HSV-2), responsáveis pelo herpes oral.

Esta pastilha elástica pode neutralizar o vírus da gripe e herpes

Apesar de o herpes ser uma das infeções mais comuns no mundo, existem poucas medidas preventivas eficazes disponíveis atualmente. A investigação de uma vacina tem enfrentado obstáculos, principalmente por falta de financiamento. Assim, esta pastilha antiviral poderá preencher essa lacuna, oferecendo uma solução prática, especialmente útil para reduzir infeções, mesmo no caso de existirem vacinas.

Como funciona esta pastilha antiviral?

A goma é feita com pó de feijão lablab, obtido a partir das sementes da planta Lablab purpureus, que contêm uma proteína natural chamada FRIL (lectina com propriedades antivirais).

esta pastilha elástica pode neutralizar vírus da gripe e do herpes

Em experiências laboratoriais a mastigação da pastilha durante 15 minutos libertou mais de 50% das proteínas FRIL. A “saliva” artificial recolhida durante o teste utilizou-se para medir a capacidade de neutralizar os vírus. Os resultados foram impressionantes:

Mais de 95% de neutralização dos vírus da gripe H1N1 e H3N2;

Até 75% de neutralização do HSV-1 e 94% do HSV-2.

Neutralizar um vírus significa que este perde capacidade de infetar células e de se replicar, reduzindo assim a carga viral e as hipóteses de contágio.

Aplicações futuras e investigação contínua

Este estudo vem reforçar investigações anteriores, como as que testaram pastilhas semelhantes com eficácia contra o SARS-CoV-2, o vírus da COVID-19. Nestes casos, a pastilha demonstrou eliminar mais de 95% da carga viral em amostras de saliva, ajudando a evitar a transmissão oral do vírus.

Além disso, já em 2020, estudos com o feijão lablab demonstraram que as proteínas FRIL conseguiam reduzir os níveis de vírus como o H5N1 e H7N9, tipos de gripe que afetam tanto humanos como aves.

A utilização desta pastilha parece especialmente eficaz para reduzir a carga viral na saliva e garganta, zonas críticas para a transmissão oral.

Siga a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal.

Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar É grátis!
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Mais lidas

 
Share to...