Passkeys são superiores às passwords. Sabia?

As passwords estão enraizadas em vários ecossistemas, mas, hoje em dia, são um sistema de segurança fraco, e por isso mesmo, têm de desaparecer para dar espaço a algo superior.

É aqui que entram as passkeys! Um sistema de autenticação criado com a colaboração da FIDO Alliance e World Wide Web Consortium, que aos poucos já começa a aparecer em vários serviços de referência, como é o exemplo do PayPal.

Passkeys são superiores às passwords. Sabia?

Antes de mais nada, é preciso perceber o que é uma ‘passkey’! 

Pois bem, de forma muito resumida, é uma outra maneira de autenticação que utiliza algo muito similar ao nosso velho e conhecido método “dois fatores”. Contudo, ao contrário da autenticação por dois fatores, a PassKey precisa de acesso a uma tecnologia de conectividade baseada em proximidade, como é o Bluetooth, para ajudar na verificação fidedigna do utilizador.

Algo interessante, mas que pode criar problemas para aparelhos mais com alguns anos em cima, nomeadamente PCs desktop, ou PCs portáteis, mais antigos.

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Dito tudo isto, o PayPal é agora uma das primeiras grandes plataformas a adotar o novo sistema, primeiramente nos Estados Unidos. Porquê nos USA? Porque o sistema vai ser implementando primeiramente no ecossistema Apple equipado com iOS 16, iPadOS 16.1 ou macOS Ventura.

Como é que a coisa funciona?

Na implementação do PayPal, quando o utilizador entra pela primeira vez, depois da implementação desta nova camada de segurança, este vai receber uma notificação a perguntar “quer criar uma PassKey?”.

Aqui, o sistema vai pedir uma autenticação a partir do FaceID ou TouchID, e pronto, está feito. A PassKey ficou associada aquela conta, e a partir daqui, sempre que o utilizador quiser entrar no PayPal, vai utilizar apenas e só este processo, esquecendo a existência da password.

Sabe qual é a razão principal para a troca? Não… Não é a segurança!

Segundo alguns estudos de mercado, 44% dos consumidores abandonam plataformas, porque pura e simplesmente se esquecem das passwords escolhidas na altura do registo.

Isto é especialmente grave para plataformas e-commerce, porque, normalmente o cliente já escolheu o produto, mas depois não é capaz de fazer checkout sem a password de acesso à sua conta.

 

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Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

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