Padrões: 16GB de RAM e 1TB de armazenamento

A evolução no mundo da tecnologia é absolutamente incrível, especialmente no campo da memória, seja esta RAM, ou de armazenamento puro e duro, tanto em termos de velocidade, como de densidade.

Afinal de contas, apesar de parecerem quase centenas de anos, foi há “apenas” 41 anos que a famosa frase “640 Kb de memória é mais do que o suficiente para qualquer tipo de utilizador” foi alegadamente feita por Bill Gates! (Contudo, a personalidade já a negou várias vezes).

- Publicidade -

Dito tudo isto, ainda que seja uma expressão falsa, a verdade é que 640 Kb de memória, há 40 anos, era mesmo muita e boa memória. Já hoje em dia… As coisas mudaram, de forma uma forma incrível Para o mais comum dos mortais, serve para quê?

Aliás, até faz pensar… Porque razão os 16GB de memória ainda são suficientes, e são o ‘sweet spot’ desde os tempos da memória DDR3, isto enquanto o armazenamento continua a crescer, e hoje em dia, menos de 1TB é claramente insuficiente para a grande maioria dos utilizadores

Afinal, em 2022, quando olha para um computador banal, seja este portátil ou desktop, vê quase sempre 16GB de memória RAM, e 1TB de armazenamento interno. Porquê esta discrepância? Porque razão o normal é ter 64x mais armazenamento do que memória RAM?

Assim, num mundo em que um jogo já chega aos 250 GB, ou mais, não faria sentido ter mais memória RAM para que tudo funcionasse de forma ainda mais rápida e fluída? Bem… Não! É para isso que existem os padrões, e é por isso que existem tipos de memória diferentes. Vamos por partes.

O mundo dos padrões: 16GB de RAM e 1TB de armazenamento

Samsung, 990 Pro

Portanto, a memória (RAM) e o armazenamento, são tecnologias diferentes, com arquiteturas também elas diferentes, e por isso mesmo, com focos e limitações opostas. Caso não saiba, a RAM é a memória mais rápida do mundo dos computadores, ficando apenas atrás da memória Cache dentro do próprio CPU.

É assim feita, e pensada, de forma completamente diferente, comparativamente a um chip de armazenamento. O seu grande objetivo é manter em memória, o que é realmente necessário, durante o tempo de execução de um dado programa.

Sendo exatamente por isso que apesar de super rápida, é também volátil. Ou seja, assim que desliga o computador, tudo o que estava na RAM, desaparece.

Sim, é uma memória que se “esquece” de tudo aquilo que armazena, assim que fica sem energia. Contudo, é também graças a isto que não existe um limite de leitura/escrita num chip de memória RAM, como existe num SSD.

Além disso, na memória RAM, não se lê de forma sequencial, mas sim de forma aleatória, tudo para assegurar velocidade.

Mais memória = melhor performance?

Sim, mas também não. Depende do caso. Não existe qualquer necessidade de ter grandes quantidades de memória RAM no seu computador, se não tiver um tipo de trabalho árduo, ou o seu foco não for a performance pura e dura. Sendo exatamente por isso que vários portáteis e ultra portáteis chegam agora ao mercado com 8GB ou 16GB de memória, sem hipótese de expansão. Isto porque são máquinas focadas na produtividade, e não nos jogos, ou na edição.

Sim, é verdade que em algumas situações, ter mais RAM é benéfico para a experiência de utilização de um dado computador. Como é o caso de máquinas mais focadas nos jogos de alta resolução, ou edição de imagem.

Mas atenção! Nem tudo o que está no seu armazenamento vai para a memória RAM, apenas o que é realmente importante, e tem de ser acedido de forma muito rápida, vai para estes chips voláteis focados na velocidade pura e dura.

Por isso, se a sua vida é escrever texto, e mandar e-mails… Ter 1 Tera de memória RAM é apenas caro e inútil. 8GB são mais do que suficientes. Aposte no 1 Tera para o armazenamento, e deixe a RAM em paz.

 

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.