Pensava que o mundo das consolas portáteis iria ser da Nintendo para sempre? Bem… Estava mesmo muito enganado! Afinal, depois do lançamento da Steam Deck em 2022, e dos lançamentos da ROG Ally e Legion Go em 2023, temos agora um novo lançamento potencialmente até mais interessante.
Afinal de contas, enquanto todas as outras três consolas são baseadas em hardware AMD, agora temos um produto um pouco diferente, ao chegar ao mercado com um CPU Intel Core Ultra. O que vale?
Outra consola portátil! Agora é da MSI com hardware Intel!
Portanto, pensava que já existiam consolas portáteis suficientes no mercado e que por isso mesmo iríamos ficar algum tempo sem novidades… Esqueça isso e vê as boas vindas à MSI Claw, uma consola portátil baseada num processador Intel Core Ultra 155H com 16 núclos de processamento físicos e um iGPU Arc.
Atenção, esta consola ainda não foi anunciada ou lançada, e como tal o seu nome “Claw” não é ainda o final.
Porém, em termos de especificações técnicas, já sabemos que vamos poder encontrar um Intel Core 155H com 16 núcleos e 22 threads, por sua vez capazes de chegar aos 4.8GHz em Turbo Boost. O chip conta ainda com 24MB de cache L3 e um TDP base de 28W.
Além do processador temos a placa gráfica integrada Arc Xe-LPG. Temos 8 núcleos de processamento capazes de chegar aos 2.25GHz ao mesmo tem que oferece ainda Ray-Tracing com suporte a todas as APIs mais recentes, como é o caso do XeSS.
Em termos de performance promete, especialmente porque além de tudo isto temos 32GB de memória RAM LPDDR5X. Quer ter uma ideia da performance esperada em jogo? Bem, no Geekbench temos 2403 pontos em single-core e 11543 pontos em multi-core. Entretanto, no na performance OpenCL temos 33948 pontos, o que mete a consola muito perto da GTX 1060 com 6GB.
No fundo, o nível de performance parece muito similar ao que já podemos encontrar no mercado com a ROG Ally e Legion Go. Porém, este Chip da Intel pode ainda ser alvo de algumas otimizações que o poderão meter alguns pontos à frente do que já existe no mercado.
Agora resta esperar pelo lançamento propriamente dito, e claro, pelo preço desta nova consola. Num mercado cada vez mais cheio de alternativas, é boa ideia para as marcas começar a puxar pelo que realmente chama a atenção… A qualidade preço!