Quando a Samsung revelou os seus mais recentes telemóveis dobráveis na semana passada, as pessoas chamaram a atenção da empresa por trazer as atualizações do Galaxy Z mais “aborrecidas de sempre”. O Galaxy Z Flip 5 tem um enorme ecrã de cobertura, mas o Galaxy Z Fold 5 não parece trazer grande coisa. No entanto, os dois telemóveis têm muitas melhorias internas, incluindo uma nova dobradiça e um novo processador. Também parecem ter uma duração de bateria impressionantemente longa. Isto revela que no caso do Galaxy Z Flip 5 e Fold 5 o segredo está na otimização!
Otimização do Galaxy Z Flip 5 e Fold 5 é o grande segredo!
Um novo vídeo colocou o Galaxy Z Flip 5 e o Galaxy Z Fold 5 num teste de duração da bateria. E eles tiveram um desempenho de campeão, pelo menos no que diz respeito às suas baterias de capacidade relativamente pequena. Ambos os telemóveis duraram mais tempo do que alguns telemóveis com baterias de capacidade muito superior.
Entretanto a duração da bateria do Galaxy Z Flip 5 e do Z Fold 5 é impressionantemente longa. O Galaxy Z Flip 5, que tem uma bateria de 3.700mAh, durou mais do que o Pixel 7 Pro com uma bateria de 5.000mAh. O Galaxy Z Fold 5, que tem um ecrã muito maior (7,6 polegadas) e é alimentado por uma bateria de 4.400mAh, durou mais do que o OnePlus 11. O OnePlus 11 tem um ecrã de 6,7 polegadas, o mesmo processador Snapdragon 8 Gen 2 e uma bateria de 5.000mAh.
O teste de bateria levou o Galaxy S23 Ultra, o Galaxy Z Flip 5, o Galaxy Z Fold 5, o iPhone 14 Pro Max, o OnePlus 11, o Pixel 7 Pro e o Xiaomi 13 Ultra a 2,5 horas de jogos pesados, 3 horas de transmissão de vídeo no YouTube, navegação nas redes sociais durante 1,5 horas e navegação na Web durante 1,5 horas. Assim o teste também incluiu a gravação de vídeo 4K 60fps utilizando as câmaras traseiras primárias. As baterias do Galaxy Z Flip 5 e do Galaxy Z Fold 5 ficaram sem energia alguns minutos após o início do teste de gravação de vídeo, mas o Galaxy S23 Ultra e o iPhone 14 Pro Max continuaram a gravar um vídeo com 1,5 horas de duração.
A duração em números
Pixel 7 Pro: 9 horas e 7 minutos
Galaxy Z Flip 5: 9 horas e 16 minutos
OnePlus 11: 9 horas e 22 minutos
Galaxy Z Fold 5: 9 horas 48 minutos
Xiaomi 13 Ultra: 10 horas e 25 minutos
Galaxy S23 Ultra: 10 horas e 50 minutos
iPhone 14 Pro Max: 11 horas 19 minutos
Este teste mostra que, embora a Samsung não tenha equipado os seus novos telemóveis dobráveis com baterias tão grandes como outros equipamentos fez um excelente trabalho de otimização, com o novo chip Snapdragon a dar uma ajuda também.