O mercado de smartphones é uma arena de guerra, onde o que não faltam são soldadinhos na forma de smartphones. É um mundo super saturado, liderado quase sempre pelas mesmas empresas de sempre, que claro está, já conta com alternativas para todos casos de uso, e todas as carteiras.
No entanto, temos uma nova entrada que tenta ser diferente de tudo o resto, ao apostar forte e feio na defesa da privacidade do utilizador. Estamos a falar do Osom OV1, um aparelho que vem no seguimento do popular (mas falhanço no mercado) Essential PH1.
Osom OV1: Um smartphone pensado para a privacidade
Portanto, é muito provável que nunca tenha ouvido falar da Osom (lê-se ‘Awesome’). Estamos assim a falar da empresa que renasceu das cinzas da Essential, na altura em que esta abandonou o mercado em 2020.
Dito isto, no final do ano passado, a Osom anunciou que estava a trabalhar num aparelho, que iria seguir a mesma linha do Essential PH1, mas que iria chegar ao mercado com as lições devidamente aprendidas.
Ao que tudo indica, o novo Osom OV1 foi desenvolvido para rivalizar com o melhor que a Samsung, Apple, Oppo, Xiaomi, etc… Têm para oferecer. Incluindo no campo da qualidade dos materiais, visto que temos um aço inoxidável, um corpo de titânio, uma traseira de cerâmica, e claro, vidro Gorilla Glass a proteger o ecrã OLED.
Entretanto, no campo da performance, não fazemos ideia do processador que vai dar vida à ‘máquina’. Mas ao que parece, vamos ter um SoC Snapdragon 8, e claro, suporte ao 5G. Isto, infelizmente, também significa que o aparelho apenas irá chegar ao mercado no final do ano, muito graças ao facto desta empresa não ter grande peso no mercado, e por isso, ter alguma dificuldade no acesso aos chips essenciais.
Apesar do atraso na chegada ao mercado, tudo indica que o preço vai ficar muito abaixo dos 1000€.
Foco na privacidade? Sim! Como? Ninguém sabe!
Apesar das promessas, a Osom decidiu não revelar o como e o porquê de a sua oferta ser melhor no campo da privacidade e segurança. No passado, a Essential era uma das maiores fabricantes no campo das atualizações, especialmente no campo das atualizações de segurança. Mas isso não é obviamente suficiente, quando se promete uma segurança e privacidade sem igual.
Bem… Existe um detalhe interessante. O carregador vai trazer um cabo USB-C especial, com um botão físico, de forma a trocar entre os modos de transferência de dados, e modo de carregamento.
Quanto à disponibilidade, a Osom não está obviamente à espera de vender muitas unidades. Por isso, vai apostar primeiramente nos Estados Unidos, e um pouco mais tarde, na Europa, através da Amazon.
Vamos ver o que isto vai dar! Mas a missão da Osom não parece ser fácil.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!