Como já não é novidade para ninguém, a TSMC continua a liderar a corrida rumo à miniaturização dos chips, a única grande forma de aumentar os níveis de performance e eficiência nos tempos que correm. Mas, enquanto já se ouviu falar muito dos 2nm, mais concretamente de como os preços poderão aumentar devido ao facto de a TSMC ter o domínio do mercado, a realidade é que a gigante de Taiwan já está a olhar para lá dessa tecnologia.
Os 2nm vão mudar o jogo? A TSMC já aponta aos 1.4nm!
Portanto, a gigante da produção de chips revelou que vai arrancar com a produção de wafers a 1.4nm já 2028. O que muda? Além de um outro aumento de preço, porque a complexidade vai voltar a aumentar de forma quase absurda, a TSMC também promete melhorias significativas no desempenho e eficiência energética. Mais concretamente, estamos a falar de ganhos na ordem dos 15% em performance e até 30% na redução do consumo de energia.
Estas linhas de produção vão ser conhecidas como “nó A14” ou “14-Angstrom”.
Entretanto, não foi revelado que clientes já têm este nó debaixo de olho, mas como é óbvio, a Apple deve estar na fila da frente, especialmente agora que o tom das críticias aumentou, e por isso mesmo, é preciso mostrar melhorias e inovação.
A Samsung… Onde fica?
Curiosamente, a grande rival da TSMC neste campo, a Samsung, parece ter abrandado nesta fase. Assim, depois de rumores sobre o desenvolvimento da sua própria versão de chips a 1.4nm, tudo indica que o projeto foi cancelado, ou pelo menos adiado, sem grandes explicações.
Aliás, vários rumores apontam para uma Samsung pronta a apostar diretamente num nó de 1nm, com planos de produção algures para 2029. Ambicioso! Mas, também significa que a TSMC vai continuar a ser referência, e sem alternativas, vamos continuar a sofrer no lado do preço.