OPPO está a perder o mercado Português para a Xiaomi

Os resultados relativos ao segundo trimestre de 2022 já estão cá fora, e por isso mesmo, podemos tirar algumas conclusões relativamente ao que anda a acontecer no mundo dos smartphones nos últimos meses.

É uma altura muito curioso do ano, onde podemos finalmente perceber que impacto tiveram os primeiros lançamentos de 2022, e claro, qual é o rumo das fabricantes de referência para o resto do ano, e início de 2023. É também um resultado que reflete quem realmente está a conseguir com as dificuldades deste primeiro ano mais ‘normal’, apesar de todas as condicionantes que a guerra na Ucrânia trouxe para cima da mesa.

Pois bem, tanto a nível mundial, como a nível mais regional, a Xiaomi e Samsung continuam super fortes, isto enquanto a Oppo parece estar a perder muita da sua força. Especialmente em Portugal, onde a Oppo parece estar em queda livre.

A OPPO está a perder o mercado Português. Porquê?

Portanto, antes de mais nada, é necessário olhar para os resultados mundiais, e posteriormente para os resultados regionais, mais concretamente do nosso mercado Nacional.

Primeiramente, os mundiais:

Como deve imaginar, é ainda preciso ter em conta que a crise de chips continua a ter um forte impacto nos resultados de 2022. Sim, o pior já passou, mas continuam a existir dificuldades de produção, naquilo que é um fenómeno que se deverá manter até pelo menos 2023.

É algo que afeta mais algumas mercas que outras, como podemos ver pela performance da Samsung e da Apple, comparativamente às muitas rivais Chinesas, especialmente a Xiaomi, Vivo e Oppo.

Ainda assim, é fácil perceber que o top 3 no mundo dos smartphones, em termos de volume, continua a ser Samsung, Apple e Xiaomi.

Como está tudo em Portugal?

O Top 5 em Portugal é atualmente dividido pela Samsung (39.6%) na primeira posição, Xiaomi (30.8%) na segunda posição, Apple (15%) em terceiro, TCL em quarto (5.5%), e finalmente a Oppo (4.8%) na quinta e última posição do top.

Dito isto, enquanto a Samsung parece estar mais ou menos estável na sua posição de domínio do mundo dos smartphones em Portugal… A Oppo parece estar a perder muita da sua força para a rival Xiaomi.

Ao fim ao cabo, a quota de mercado da Oppo tem vindo a cair a pique nos últimos 4~5 trimestres! Uma situação estranha, depois daquilo que foi um início de atividade em Portugal extremamente interessante.

Ao fim ao cabo, a Oppo passou de uns muito interessantes 11.6% no segundo trimestre de 2021, para agora, passado um ano, estar nuns míseros 4.8%. Neste momento, a Oppo está atrás da TCL, que nem sequer tem uma gama de aparelhos ‘flagship’ definida no mercado Nacional, e apesar de ter muita qualidade, está longe de ser uma fabricante de referência para o mais comum do consumidor Português.

Curiosamente, no outro lado da moeda, no mesmo espaço de tempo, a Xiaomi subiu de 27.2% para 30.8%! O que pelos vistos muito se deve ao sucesso da gama de aparelhos Redmi Note 11, e também aos topo de gama Xiaomi 12.

Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Acha que a Oppo cometeu erros em 2021 e 2022? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.

Fonte

Siga a Leak no Google Notícias e não perca todas as informações mais importantes.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também

Dash Cams: ter uma câmara no carro pode ser muito perigoso!

Já referimos na Leak a importância das dash cams e aquilo em que podem ajudar. No entanto, esta é uma questão controversa. É que...

Como ativar a proteção da bateria no seu telemóvel Samsung

A proteção da bateria pode ser uma excelente ferramenta para quem tem um telemóvel Samsung e pretende prolongar a vida útil do mesmo. Mas...

Dyson também quer brincar aos auscultadores topo de gama!

Dyson OnTrac - Caso não saiba, apesar do facto de a Dyson ser extremamente conhecida pelos seus aspiradores, purificadores de ar, e secadores de...

Que modelos de MacBook incluem ecrãs de 120 Hz?

Embora seja possível jogar no MacBook Pro, nem sempre foi o ideal. Isto é, até a Apple ter revelado os seus revolucionários processadores da...

Comprar telemóvel depois do Verão? Só se tiver isto!

Se escolheu esta altura, ou pelo menos, este ano, para mudar de smartphone então saiba que tem de dar especial atenção a alguns aspetos...

Os motores dos aviões podem funcionar com gasóleo normal?

Tal como na indústria automóvel, há uma variedade de motores de avião concebidos para funcionar com vários tipos de combustíveis. Até mesmo os aviões...

Newsletter Leak

Receba todas as notícias e destaques diretamente no e-mail. É grátis!

Artigos relacionados