Oops!? Investidores meteram a NVIDIA em tribunal!?

Os investidores da NVIDIA meteram a gigante das placas gráficas em tribunal, devido ao facto de alguns indicadores estarem propositadamente errados no último relatório de contas. Muito resumidamente, o grande problema no meio de toda esta conversa, é que a NVIDIA fez com que os valores do mercado de criptomoedas de 2017/2018 tivessem ficado pouco claros, de modo a esconder o investimento feito e posterior falhanço da aposta.



Oops!? Investidores meteram a NVIDIA em tribunal devido a mentiras no relatório de contas?

nvidia tribunal

Portanto, a NVIDIA pintou um cenário um pouco diferente da realidade, fazendo parecer com que a procura por placas gráficas gaming tivesse sido maior do que aquilo que foi na realidade. Ou seja, os investidores afirmam que um número significativo de placas gráficas foi vendido em 2017~2018 apenas e só para o mercado de mining de moedas virtuais. Para ser mais específico, cerca de 1.1 mil milhões de dólares em placas gráficas. Aliás, a fabricante sabia disto, e até lançou placas sem output de imagem com o único objetivo de tentar responder à procura dos ‘miners’.

Assim, com a explosão do mercado de mining via placas gráficas, tanto a NVIDIA como a AMD aumentaram os seus níveis de produção para tentar responder à procura. Contudo, os especialistas sempre disseram que todos os lucros feitos nesta época alta, poderiam ter depois algumas consequências no futuro. Afinal de contas, o mercado de mining foi uma simples bolha que explodiu pouco tempo depois, levando uma autêntica montanha de placas gráficas de qualidade para o mercado de usados, o que claro está, fez alguns danos nas receitas da NVIDIA e AMD a médio prazo. Especialmente quando temos em conta que ambas aumentaram a produção de placas gráficas, e do nada, a procura desapareceu.

Mas as placas gráficas para mining, eram na verdade placas gráficas para jogos! Qual é o problema de meter estas receitas no gaming?

Na verdade, acho que é uma questão muito pertinente. Ao fim ao cabo, estamos a falar de hardware criado para os jogos, que por acaso tinha outras utilidades. Contudo, os investidores não concordam com esta maneira de pensar. Visto que segundo a queixa, a NVIDIA sabia muito bem para onde estavam a ir as placas gráficas.

Em suma, o problema aqui é que a NVIDIA simplesmente juntou tudo no saco do Gaming, tornando pouco claro para os investidores o que tirar do relatório. Visto que é impossível saber se o mundo do gaming cresceu, caiu ou manteve os mesmos níveis.

Curiosamente, esta queixa foi feita em 2017, mas só agora deu entrada nos tribunais.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Fonte

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Leia também