Oops!? Google e LG disseram não ao Snapdragon 865!

O processador Qualcomm Snapdragon 865 é inegavelmente o mais poderoso do mercado Android! No entanto, a gigante dos micro-processadores mobile decidiu apostar naquilo que é jogada muito arriscada, especialmente no lado das fabricantes de smartphones, ao fazer um autêntico all-in no 5G.

É que o novo SD865 não é uma simples nova geração, um sucessor ao Snapdragon 855 do ano passado. É um SoC que obriga as fabricantes a tornar os seus smartphones maiores, mais quentes e… Significativamente mais caros!



A Samsung é um excelente exemplo disto mesmo com os novos Galaxy S20, que são um pouco mais caros em relação aos S10 do ano passado. (Sim, em Portugal temos smartphones baseados no SoC Exynos 990 em vez do Snapdragon 865. Mas claro… A empresa não poderia lançar smartphones com um preço numa região do globo, com um preço completamente diferente noutra.)

Devido a estas complicações, parece que outras fabricantes vão dizer um redondo não ao SoC mais poderoso da Qualcomm, preferindo uma versão de gama mais baixa.

Oops!? Google e LG disseram não ao Snapdragon 865!

snapdragon

Portanto, os novos Pixel 5 e Pixel 5 XL da Google e LG G9 ThinQ irão optar pelo SoC na gama imediatamente a seguir, o Snapdragon 765G! Que curiosamente continua a ser um chip 5G, mas deixa de ter a obrigatoriedade de arranjar espaço para o modem dedicado X55 da mesma empresa. (O modem está integrado, apesar de não ter acesso às mesmas velocidades do X55).

Ou seja, a LG e Google vão fazer exatamente o mesmo que a Nokia fez com o novo Nokia 8.3.

Os smartphones estão demasiado caros… E na verdade, a Qualcomm não está a ajudar nada em 2020!

Ainda não temos muitos smartphones baseados no Snapdragon 865, mas aqueles que temos assustam a carteira de qualquer um. O que não é muito positivo, quando o mercado de smartphones está a passar por uma fase de estagnação. E na verdade, ninguém sabe muito bem o que poderá vir a acontecer depois desta epidemia começar a desaparecer.

Comprar um telemóvel caro em crise? Não me parece um grande plano.

Dito tudo isto, na realidade, o Snapdragon 765G não é assim tão mais lento que o Snapdragon 865. Sim, o SoC mais recente de 7nm é baseado em quatro núcleos A77 e outros quatro núcleos A55. Enquanto o 765G usa dois núcleos A76 e outros 6 núcleos A55.

Algo que poderá incomodar alguns entusiastas, mas que para o utilizador mais casual, deverá passar ao lado. Especialmente se forem muito mais baratos que os rivais equipados com o 865.


Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe a sua opinião nos comentários em baixo.

Fonte

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Quer receber notificações gratuitas no seu smartphone ou computador sempre que lançamos um novo artigo? Clique aqui.

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

Leia também

Deixe um comentário