Contacte-nos comercial@leak.pt
Leak
  • Tecnologia
    • Android
    • Apple
    • Computadores
    • Inteligência Artificial
    • Reviews
    • Jogos
  • Burlas
  • Dinheiro
  • Casa
  • Especiais
  • Caça-promoções
  • Auto
  • Streaming
  • Ciência
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Leak
  • Tecnologia
    • Android
    • Apple
    • Computadores
    • Inteligência Artificial
    • Reviews
    • Jogos
  • Burlas
  • Dinheiro
  • Casa
  • Especiais
  • Caça-promoções
  • Auto
  • Streaming
  • Ciência
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Leak
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Principal
Especiais

Olhos biónicos? Houve um grande desenvolvimento!

Nuno Miguel OliveiraporNuno Miguel Oliveira
7 de Setembro, 2025
em Especiais
Google
Segue a Leak no Google

Dá prioridade à Leak nas notícias e segue o nosso perfil para encontrares mais conteúdos no Google e no Discover.

Adicionar como fonte preferida Seguir a Leak no Google
Partilhar
Tweet
Tamanho do texto

Muito provavelmente, quando falamos em olhos biónicos, vai logo pensar em filmes de ficção científica, como o muito recente James Bond 007: No Time To Die, onde um dos vilões, fazia uso da tecnologia para meter em prática os seus planos maquiavélicos.

Devido a isto, é muito provável que comece a julgar que é uma tecnologia que está muito longe de ser uma realidade. Bem… Mais ou menos! Têm existido alguns desenvolvimento extremamente interessantes neste campo. Que claro está, resultam numa aproximação séria do futuro, ao mundo da medicina atual.

  • Este é o design final do Xiaomi 12! Entusiasmado?

Olhos biónicos? Houve um grande desenvolvimento!

Portanto, investigadores do Instituto de Tecnologia Harbin (China) e Universidade de Northumbria, foram capazes de desenvolver uma nova tecnologia, de forma a produzir olhos biónicos mais eficientes.

Mais concretamente, a equipa desenvolveu um novo método para controlar as sinapses artificiais nas retinas biónicas, melhorando assim a condutividade elétrica, o que consequentemente, baixou consideravelmente o consumo de energia. Ao que tudo indica, a equipa chegou a este resultado, ao injetar indium, num material de duas dimensões baseado em dissulfeto de molibdênio.

Muito resumidamente, todo o pacote foi capaz de produzir imagens de alta qualidade, o que é obviamente necessário para o funcionamento de um olho biónico. Dito isto, caso não saiba como é que um ‘olho’ deste funciona, estamos a falar de um substituto de olhos reais, mas que por enquanto, apenas pode ser implementado em certas situações. Ou seja, depende da doença original, que tornou o olho inutilizável.

Em suma, é uma tecnologia que, infelizmente, ainda está um pouco longe de ser uma realidade no mundo da medicina. Mas que tem agora uma grande ajuda deste desenvolvimento. É mais um passo!

Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Subscrever newsletter Recebe os melhores artigos da Leak no teu email
Nuno Miguel Oliveira

Nuno Miguel Oliveira

Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Artigo Anterior

Microsoft Edge está a receber uma funcionalidade muito pedida!

Artigo Seguinte

Estes são os projetos mais vistos da Netflix esta semana!

Artigos

Esquece as promessas: este é o dinheiro que já tens garantido para 2027
Dinheiro e Direitos

Orçamento 2027: vais pagar menos IRS? Depende do teu aumento

IUC: sabes se o teu carro é isento em 2026 (ou vai pagar menos)?, Novo prazo do IUC em 2026: como não cair na armadilha de fevereiro
Dinheiro e Direitos

Datas do IUC mudam: em que mês vais pagar a partir de 2027?

Débito direto que não reconheces: como recuperar o dinheiro
Dinheiro e Direitos

Débito direto que não reconheces: como recuperar o dinheiro

Deixar comentário

Em destaque

Cartão retido no Multibanco? O que fazer nos primeiros minutos

Cash trapping: o truque que prende o teu dinheiro no multibanco, adiantar numerário no multibanco, limite diário dos levantamentos no multibanco

Salário mínimo, pensões e apoios: quanto vais receber a mais em 2026

O novo monstro do LIDL chegou para substituir o teu forno e o grelhador

Cabem 18 pares de sapatos: a sapateira do LIDL vai voar das prateleiras

Se vês esta mensagem no multibanco não faças isto (pode custar-te caro)

Newsletter Leak

Recebe os melhores artigos da Leak no teu email

Regista-te aqui

Artigo Seguinte
duas séries Netflix

Estes são os projetos mais vistos da Netflix esta semana!

A Leak.pt traz-te notícias de tecnologia, promoções, dicas para a casa, alertas de burlas e informações úteis para o dia a dia. Explicamos de forma simples o que realmente importa, ajudando-te a poupar dinheiro, tomar melhores decisões e proteger-te online.

Ligações
  • Quem somos
  • Estatuto editorial
  • Ficha técnica
  • Contactos
Categorias
  • Tecnologia
  • Especiais
  • Dinheiro
  • Burlas
  • Caça-promoções
© 2026 Leak.pt – Otimizada por SEO4Discover
  • Política de Cookies
  • Política de Privacidade
  • Termos e condições
  • Declaração de Privacidade
Leak no Google no Google
Fonte Seguir
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Contacte-nos comercial@leak.pt
  • Tecnologia
    • Android
    • Apple
    • Computadores
    • Inteligência Artificial
    • Reviews
    • Jogos
  • Burlas
  • Dinheiro
  • Casa
  • Especiais
  • Caça-promoções
  • Auto
  • Streaming
  • Ciência

Leak@2026 - Todos os direitos reservados