Quando algo parece estar errado com o seu carro, é sempre uma boa ideia prestar muita atenção. Muitas vezes, estes pequenos sinais são indícios de que existe um problema maior que precisa da sua atenção. Por exemplo, pode parar num sinal vermelho ou estacionar o carro e notar um cheiro a queimado vindo debaixo do capô. Ou talvez olhe para o seu painel de instrumentos e veja o indicador de temperatura a subir mais do que o habitual. Todos estes são sinais de aviso e há uma boa hipótese de ser o óleo do motor a ficar demasiado quente.
Neste artigo, vamos explicar-lhe o que acontece exatamente quando o óleo do motor aquece demasiado, como é que isso afecta o desempenho do seu carro e, mais importante, o que pode fazer para evitar danos graves que podem levar a reparações dispendiosas.
Qual é a temperatura normal do óleo do motor?
Comecemos por saber qual é a temperatura ideal para o óleo do motor, para que seja mais fácil para si compreender o que se passa debaixo do capot. Embora existam diferentes carros com diferentes tipos de motores, em circunstâncias normais, o óleo do motor mantém normalmente uma temperatura entre 90 e os 105 graus. A estas temperaturas, o óleo do motor atinge a viscosidade perfeita, que é o termo técnico para a facilidade com que um fluido flui. Quando funciona nesta gama, o óleo cria uma barreira suficientemente forte entre os componentes do motor para reduzir a fricção e evitar o desgaste prematuro. Desta forma, o motor pode durar mais tempo.
No entanto, é importante lembrar que breves flutuações na temperatura do óleo são bastante normais. Durante os arranques a frio, a temperatura do óleo começa bem abaixo deste intervalo. O bom é que os motores modernos são concebidos para lidar com o período de aquecimento. Quando utiliza o seu motor em actividades pesadas, como rebocar ou conduzir em subidas íngremes, a temperatura do óleo pode subir acima do intervalo normal durante um curto período de tempo. Felizmente, os veículos modernos estão equipados com sistemas de arrefecimento avançados concebidos para manter a temperatura do óleo do seu motor sob controlo.
O mecanismo de arrefecimento do óleo trabalha em conjunto com o sistema de arrefecimento do motor para ajudar a regular estas temperaturas, mesmo em condições exigentes. Para além disso, muitos carros modernos também vêm com indicadores de temperatura ou sistemas de aviso. Estas caraterísticas alertam-no quando a temperatura do óleo se afasta demasiado do intervalo ideal, para que tenha a oportunidade de tomar medidas antes que ocorram danos graves.
O que acontece quando o óleo do motor fica demasiado quente?
Quando o óleo do motor sobreaquece, não consegue proteger o seu motor como deveria. O processo de degradação começa quando a temperatura do óleo sobe acima 110 graus e piora quanto mais quente estiver. Normalmente, o óleo começa a diluir-se, perdendo a sua capacidade de criar uma barreira entre as peças móveis, como os rolamentos e as paredes do cilindro. Isto aumenta a fricção, que desgasta as peças mais rapidamente e faz com que o motor trabalhe mais, queime mais óleo e funcione de forma menos eficiente. Com o tempo, estes problemas acumulam-se, levando a reparações dispendiosas.
Por exemplo, a exposição repetida ao calor afecta as peças metálicas. Alguns componentes do motor podem deformar-se ligeiramente, causando falhas nos vedantes e fugas de óleo. Pode notar que o motor faz mais barulho, perde potência ou funciona de forma menos suave. Para além disso, um motor a funcionar com óleo sobreaquecido queima frequentemente mais combustível e necessita de manutenção mais frequente. À medida que as temperaturas aumentam, o óleo do motor sofre uma reação química chamada oxidação.
Este processo gera ácidos e lamas nocivos, que se colam às peças do motor e obstruem as passagens de óleo, reduzindo ainda mais a eficiência do motor. Além disso, os óleos de motor modernos contêm aditivos para melhorar a lubrificação e manter o motor limpo. Mas o calor extremo faz com que estes aditivos se decomponham rapidamente. Sem eles, o óleo não pode fazer o seu trabalho de forma eficaz. Quando o óleo atinge o seu ponto de rutura, uma condição conhecida como avaria térmica, os danos são irreversíveis. Mesmo que o motor arrefeça, as propriedades protectoras do óleo já foram comprometidas.
O que deve fazer?
Se o óleo do seu motor ficar demasiado quente, não entre em pânico. Comece por reduzir a sua velocidade. Se for seguro, encoste e desligue o motor para que este possa arrefecer. Deixe-o arrefecer durante, pelo menos, 15 minutos ou mais, se necessário. Quando o medidor de temperatura tiver voltado ao normal, reserve um momento para verificar os níveis do líquido de refrigeração. Um nível baixo de líquido de refrigeração ou fugas visíveis podem indicar um problema no sistema de refrigeração. Assim pode ser uma das razões pelas quais o motor do seu automóvel está a sobreaquecer.
Um sistema de arrefecimento a funcionar corretamente é essencial para manter temperaturas seguras do óleo, porque dissipa o excesso de calor gerado enquanto o motor funciona. Ao longo deste processo, preste muita atenção aos indicadores de aviso do seu carro.
Se o óleo do motor continuar a aquecer ou a temperatura não normalizar depois de ter tomado estas medidas preliminares, está na altura de procurar ajuda profissional.