É possível utilizar óleo de motor a gasóleo em carros a gasolina?

É fácil pensar-se que óleo é óleo, independentemente do tipo de motor em que está a ser utilizado. Afinal de contas, o seu único objetivo é lubrificar os componentes internos de um motor. Bem, todos os óleos podem desempenhar a mesma função, mas, tal como os motores em que são utilizados, não são todos concebidos da mesma forma. Dito isto, é possível utilizar óleo de motor a gasóleo em carros a gasolina?

É possível utilizar óleo de motor a gasóleo em carros a gasolina?

Para começar, um motor a gasóleo funciona significativamente mais quente do que um motor a gasolina. É necessário muito mais calor para inflamar o gasóleo, que queimará o óleo de forma diferente. A composição química do óleo de motor a gasóleo e a gasolina chegou para satisfazer as exigências dos respectivos motores. Embora sejam fornecidos com muitos dos mesmos aditivos, tais como zinco, anti-espuma e detergente, o volume desses aditivos varia em quantidade porque cada motor requer níveis diferentes para funcionar corretamente.

erro P0128, luz de verificação do motor
Yellow lit engine error sign on car dashboard close up

O facto de conter demasiado de um aditivo e pouco de outro pode ter um impacto negativo no motor. Não deve deitar gasóleo no seu motor a gasolina porque certos ingredientes podem causar danos irreversíveis.

O que importa são os aditivos

Os óleos para motores a gasóleo contêm significativamente mais dialquilditiofosfato de zinco (ZDDP) do que o óleo básico. O ZDDP é uma poderosa solução anti-desgaste e anti-oxidante adicionada ao óleo do motor para garantir um desempenho ótimo. No entanto, as diferentes velocidades dos motores a gasóleo e a gasolina ativam o ZDDP a ritmos diferentes, exigindo níveis muito específicos de ZDDP no óleo.

imobilizador do motor, motor do carro sobreaquecer

Além disso, o óleo diesel e o óleo para motores a gasolina vêm com quantidades variáveis de aditivos anti-espuma. O movimento dos componentes da unidade de tração e do grupo motopropulsor leva a uma acumulação de espuma que pode ter consequências prejudiciais para o motor. Para combater esta situação, os aditivos anti-espuma misturam-se no óleo e o número de aditivos em cada tipo de óleo é diferente. O óleo concebido para um motor de alta rotação terá o dobro de aditivos anti-espuma do que uma fórmula para gasóleo.

Por último, o óleo diesel contém significativamente mais detergente do que o óleo de motor a gasolina. Os aditivos detergentes no óleo não só ajudam a manter os componentes metálicos limpos, como também neutralizam os ácidos. A quantidade de detergente no óleo diesel removerá os revestimentos aplicados de fábrica nos componentes internos, levando a mais óleo no escape. Isto acabará por danificar o conversor catalítico. Ou seja, não coloque óleo de motor a gasóleo no seu motor a gasolina se valoriza o seu veículo e não quer uma fatura de reparação dispendiosa.

- Advertisement -
Bruno Fonseca
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Lê também

Preços muito mais altos? E… Se ninguém comprar?

Gamers querem boicotar a RAM para baixar preços. Uma...

iPhone 18 mais caro? Calma, a Apple tem truques!

Os preços dos componentes estão a subir outra vez,...

Há um fungo em Chernobyl que parece adorar radiação

Desde que o reator 4 de Chernobyl explodiu, há...

Multibanco: mitos que já devíamos ter deixado para trás

O Multibanco faz parte do “kit Portugal”: café, pastel...

9 mitos sobre carros que devias esquecer de vez em 2025

Há conselhos sobre carros que parecem vir inscritos numa...