Vale a pena desligar o start-stop para o motor durar mais? 

Existem muitas questões associadas à tecnologia de start-stop. Uns dizem que acaba por gastar mais combustível e outros que estraga o motor. Mas será isso verdade ou haverão benefícios tanto para os automóveis como para o ambiente? Será que é melhor desligar o start-stop para o motor durar mais?

Vale a pena desligar o start-stop para o motor durar mais? 

Vamos começar por olhar no que consiste esta tecnologia

O stop-start é um sistema que está presente na maioria dos carros modernos. Dito isto corta o motor quando o carro está parado para reduzir o consumo de combustível e as emissões. Nos automóveis híbridos, o mesmo sistema também pode desligar o motor de combustão quando o carro está a operar a baixas cargas de aceleração. Entretanto o motor recomeça quando damos uso à embraiagem, se solta o travão, ou quando o condutor está pronto para se mover ou acelerar novamente.

- Publicidade -

Como funciona?

O sistema utiliza um computador para detectar quando o carro está parado ou fora de marcha, ou quando está a funcionar em condições de baixa carga; parando a entrega de combustível para o motor. No caso dos carros híbridos, uma quantidade limitada de binário pode ser fornecida pelo motor elétrico do carro enquanto o motor está desligado. A ignição recomeça quando o carro começa a mover-se, a embraiagem é pressionada ou é necessária mais energia.

O processo acontece automaticamente, mas os condutores podem escolher se o sistema está ativo ou desativado premindo o botão de arranque do seu carro.

No que diz respeito à durabilidade ou à vida útil, o maior número de ciclos de paragem conduz a um maior desgaste do motor, a menos que sejam tomadas medidas para o impedir.

Um carro normal sem paragem automática pode passar por até 50000 eventos de start-stop durante a sua vida. Mas com o sistema automático a ser ativado sempre que o carro para, o número sobe drasticamente, talvez até 500000 ciclos de paragem ao longo da vida do motor.

Mas isto danifica ou não?

Claro que os veículos estão preparados para isto. No entanto, por mais sofisticados que os sistemas de paragem sejam, não são infalíveis. E, mais do que isso, usá-los significa que o motor do seu carro desliga-se várias vezes por viagem.

Seja como for desligar o motor deixa várias superfícies metálicas a tocar sem a proteção lubrificante do óleo. Além disso, os motores de arranque acabam por esgotar-se, assim como as baterias que os alimentam. Então, de uma forma geral, há alguma lógica no que diz respeito à aversão à tecnologia start-stop.

start-stop duração motor

No entanto, na sua maioria, estas potenciais falhas foram tidas em conta. Em primeiro lugar, os óleos modernos têm propriedades de lubrificação e proteção de desgaste significativamente melhores do que os seus antecessores. Além disso, muitos sistemas de start-stop não se ligam até que o motor tenha aquecido. Isto garante que o óleo e outros fluidos circularam corretamente e revestiram os vários componentes do motor.

Em segundo lugar, os automóveis com estes sistemas, híbridos ou não, têm sistemas de arranque desenvolvidos especificamente para fazer face às preocupações de desgaste. Também podem detectar se a bateria tem uma carga demasiado baixa para reiniciar suficientemente o motor. Se isso acontecer, o motor fica a trabalhar para recarregar a bateria.

O sistema de start-stop também sabe se o seu A/C está em funcionamento. Se estiver o motor fica ligado para mantê-lo ligado.

E ajudam a gastar menos combustível?

Embora os sistemas de start-stop não estejam necessariamente a danificar o seu motor, estarão realmente a melhorar a economia de combustível? Numa palavra, sim. Mas como qualquer tecnologia que economize combustível, o quanto poupamos depende de como e para onde conduzimos.

Como mencionado anteriormente, o motor não desliga se o sistema de ar condicionado estiver em funcionamento. E isso reduz as potenciais poupanças de combustível. Ainda assim mesmo com o sistema ligado temos uma melhoria de 2,9% na economia de combustível. Mas com ele desligado, o start-stop melhora a economia de combustível em 9,5%.

Em suma, os sistemas start-stop podem ajudar-nos a economizar combustível e não danificarão o seu motor nem a duração do mesmo.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.