A gama de smartphones Galaxy S23 está a vender que nem pãezinhos quentes, porque além de um design apelativo e uniformizado, todos os aparelhos são baseados no SoC Qualcomm Snapdragon 8 Gen2, em vez da tradicional divisão que a Samsung costuma fazer entre regiões, em que algumas recebem a versão Snapdragon, enquanto outras recebem a versão Exynos.
Pois bem, era esperado que esta estratégia estivesse para continuar até pelo menos 2025, isto à medida que a Samsung investe numa nova equipa de desenvolvimento, para finalmente lançar processadores competitivos com aquilo que as rivais andam a fazer no mundo mobile, especialmente a Apple.
Porém, segundo novas informações, no próximo ano não vai ser tudo Snapdragon. Pelo menos uma região vai encontrar o Exynos 2400 dentro dos seus Galaxy S24.
Oh não! Galaxy S24 Ultra com Exynos em pelo menos 1 região
Portanto, segundo um leaker que pouco ou nada se engana quando o assunto é Samsung, o Exynos 2400 vai ser a base da gama Galaxy S24 no Sudeste Asiático. Mas, também existe a possibilidade de a coisa se estender a outras regiões, como a Europeia. Porquê? Bem, a Samsung está muito confiante nos níveis de performance e eficiência do Eyxnos 2400, e claro, é muito mais barato produzir in-house, do que comprar à Qualcomm, que tem de lidar com a extremamente cara TSMC.
Isto é bom ou mau?
Ainda é cedo para dizer. Os últimos anos dos processadores Exynos no mundo Android Premium foram assustadores. Processadores com níveis de performance mais baixos, e pior que isso, com performance inconsistente, devido a problemas com o sobreaquecimento do SoC. Isto não só trazia problemas na usabilidade, como afetava seriamente a autonomia da bateria.
Porém, a Samsung já resolveu muitos dos problemas que assolavam as suas linhas de produção, e mais importante que isso, parece também ter melhorado a forma como desenha e desenvolve novos processadores. Por isso, o Exynos 2400 pode realmente ser um bom processador. Ainda assim, depois dos Galaxy Z 4 e Galaxy S23, eu gostaria de ver uma aposta a sério nos processadores Qualcomm durante mais algum tempo, tal tem sido o prazer de testar smartphones Samsung.
Antes de mais nada, o que pensa sobre tudo isto? Não há problema? Ou vai fugir do SoC Exynos como o diabo da cruz?