Sexta-feira, Dezembro 8, 2023

Este é o OC máximo das novas motherboards ASUS Z690

spot_img

Enquanto esperamos pelo anúncio oficial da Intel, relativo aos novos Core 12000 (Alder Lake-S), temos cada vez mais ‘leaks’ acerca de todo o ecossistema que vai acompanhar o lançamento, especialmente no campo das motherboards.

Neste caso, temos agora acesso ao OC máximo de memória em algumas das novas ASUS Z690. É interessante!

Este é o OC máximo das novas motherboards ASUS Z690

Portanto, duas das motherboards (TUF Gaming Z690-Plus D4 e ROG Strix Z690-A Gaming D4), ficam pelos 5333 MHz, ou seja, o mesmo máximo que as atuais Z590 oferece, visto que estamos a falar de placas mãe com suporte à velha RAM DDR4.

Posteriormente, temos a Prime Z690-A, que já traz suporte à nova memória RAM DDR5, chegando facilmente aos 6000 MHz. É uma motherboard de gama média, fora do ecossistema Republic of Gamers, por isso, a ASUS ainda consegue oferecer um pouco mais que isto. Afinal de contas, a ROG Strix Z690-F Gaming chega aos 6400 MHz.

Mas isto levanta algumas questões…

ASUS atrás da Gigabyte em termos de frequência na RAM DDR5?

Estes números são muito interessantes, porque nos últimos dias, tivemos alguns ‘leaks’ de sistemas equipados com o novo Intel Core i9-12900K, numa motherboard Gigabyte, a levar um kit de memória RAM DDR5 a níveis nunca antes vistos… 8000 MHz!

Ou seja, temos três opções… Ou a ASUS está a ser conservadora, a Gigabyte está a apostar mais no OC, ou então, em último lugar, ainda temos algum potencial por explorar no novo hardware da gigante do hardware.

Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Vai apostar na nova plataforma da Intel, e em nova memória RAM DDR5? Não se esqueça que os processadores Intel Core 12000 vão ter suporte à velha RAM DDR4, bem como à nova DDR5. Cabe a nós, os consumidores, escolher o que melhor se encaixa ao nosso uso.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!
Globaldata

Leia também

Outras notícias