Não deite fora o seu smartphone antigo! Ainda pode fazer isto!

Naturalmente, pode sentir-se tentado a trocar o seu telemóvel antigo por uma oferta ligeiramente melhor. Isto se puder poupar algum dinheiro. Mas já pensou em não se desfazer dele de todo? Pode ficar surpreendido com as formas criativas de reutilizar um telemóvel antigo, transformando-o de algo velho para algo que se revelará infinitamente mais útil. Assim não deite fora o seu smartphone antigo! Ainda pode fazer isto!

Utilize-o como uma webcam

Hoje em dia, as reuniões tendem a ser realizadas remotamente através de webcams sem fios ou de uma câmara de computador portátil. Se por acaso não tiver uma webcam para o seu computador – ou se a qualidade da câmara do seu portátil for irritantemente de baixa resolução – pode fazer muito pior do que substituí-la pelo seu velho telemóvel. Para começar, é provável que a câmara incorporada no seu telemóvel antigo tenha uma qualidade muito superior à de uma webcam de baixo custo. E porquê gastar o dinheiro em algo que pode ter uma qualidade de imagem inferior?

- Publicidade -

Android 14 webcam, o smartphone antigo

Faz ainda mais sentido quando se considera a facilidade com que se pode transformar o telemóvel numa webcam. As aplicações gratuitas, como a DroidCam ou a EpocCam, tornam a configuração fácil e simples. Terá de descarregar a aplicação escolhida para o seu telemóvel antigo e para o seu PC ou portátil e, em seguida, ligar os dois.

Utilize-o como um telecomando inteligente universal

Em vez de comprar um telecomando de substituição para o seu dispositivo de streaming ou um telecomando universal para todos os seus dispositivos, porque não transformar o seu telemóvel antigo num telecomando? Antes de reconfigurar o seu smartphone antigo como um comando universal, há algumas coisas que tem de fazer primeiro. Em primeiro lugar, limpe o máximo possível de lixo do seu telemóvel antigo para criar espaço para as suas aplicações multimédia.

Netflix aumentar os preços, participar nos testes Netflix, aumento dos preços Netflix, partilhar a Netflix com

Em seguida, terá de instalar todas as suas aplicações e serviços de streaming favoritos. Estamos a falar de Netflix, Disney+, HBO Max e afins. Se tiver uma Apple TV, Roku ou Fire TV, também deverá transferir as respectivas versões de aplicações móveis. Estas aplicações funcionarão perfeitamente no seu telemóvel antigo, apenas será necessário um pouco de trabalho para associar a sua conta a cada uma delas.

Utilize-o como despertador

A configuração é fácil e simples. Pode utilizar a função de relógio do seu smartphone antigo ou descarregar uma das melhores aplicações de despertador se quiser opções de personalização adicionais. Seja qual for a forma como prefere acordar, pode encontrar uma aplicação compatível que pode ser adaptada às suas necessidades. Além disso, ao utilizar o telemóvel antigo como despertador, estará a minimizar o risco de actualizações automáticas que fazem com que o telemóvel reinicie e bloqueie os sons de alarme até o desbloquear manualmente.

Utilize-o como uma câmara de segurança

Hoje em dia, nunca é demais ter segurança em casa e as câmaras de segurança domésticas são mais populares do que nunca. No entanto, pode poupar algum dinheiro utilizando o seu velho smartphone como uma câmara de segurança montável. A maioria dos smartphones já está equipada com câmaras decentes e as únicas coisas de que precisa são uma ligação sem fios fiável e uma aplicação complementar adequada. As aplicações de câmaras de segurança domésticas, como a AlfredCamera e a WardenCam, oferecem instruções simples passo a passo para configurar uma transmissão em direto e são também de utilização gratuita.

Depois de escolher a aplicação de câmara de segurança adequada, terá de a instalar no telemóvel antigo e no atual. Ligue os dois dispositivos e pronto! Tem um feed de segurança em direto que pode montar em qualquer lugar dentro de casa. Em termos de posicionamento, é boa ideia mantê-lo perto de uma tomada eléctrica, uma vez que evita a necessidade de o manter constantemente carregado. Um suporte de painel de instrumentos antigo ou um pequeno tripé são óptimos meios para manter o telemóvel estável e imóvel.

Pode colocar o seu telemóvel antigo no quarto do bebé para vigiar o seu filho durante a sesta ou utilizá-lo para verificar os animais domésticos enquanto está fora. É uma forma simples e eficaz de adicionar uma camada extra de segurança e proporcionar-lhe a tão necessária paz de espírito.

Utilize-o como uma moldura fotográfica digital

Hoje em dia, pelo menos para a maioria de nós, os nossos smartphones também servem como máquinas fotográficas, capturando instantâneos da nossa vida quotidiana. Mas quantas vezes é que tiramos tempo para ver essas fotografias ou para as mostrar? Por que não tirar o pó delas e colocá-las em exposição, transformando o seu velho smartphone numa moldura fotográfica digital?

Fotos Google, Gmail e Google Fotos purga, Google Fotos multas, ganhar espaço no Google Fotos, perder imagens no Google Fotos

Naturalmente, quanto maior for o ecrã do seu smartphone antigo, melhor ficarão as suas fotografias, mas o processo é o mesmo. Em primeiro lugar, certifique-se de que as imagens que pretende apresentar foram transferidas para o seu telemóvel antigo, caso ainda não o tenham sido. Isto pode ser efectuado de várias formas. Se as fotografias pretendidas estiverem no seu PC, basta ligar o telemóvel antigo para as transferir manualmente. Se tiver fotografias mais recentes no seu telemóvel atual, pode transferi-las utilizando Bluetooth ou uma aplicação de partilha de ficheiros sem fios, como o Dropbox. Em alternativa, pode sincronizar o telemóvel antigo com o seu armazenamento na nuvem favorito para aceder às fotografias que pretende.

Uma vez transferidas, pode utilizar uma aplicação fiável de moldura fotográfica, como o Google Fotos para adicionar as fotografias escolhidas a um álbum e configurar uma apresentação de diapositivos. Isto também funciona se quiser transformar um tablet antigo numa moldura digital.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.