Num mundo em que já partilhamos a grande maioria das nossas informações com o telemóvel, o relógio, a assistente virtual e até a torradeira com Wi-Fi, eis que surge mais uma “inovação” para somar à lista. Routers com deteção de movimento.
Ou seja, a Comcast, dona da Xfinity nos EUA, lançou uma funcionalidade chamada “Wi-Fi Motion” que transforma o teu router, e outros produtos, numa espécie de alarme doméstico.
Parece interessante! Mais segurança, sem pagar nada. Mas calma. Como sempre, quando algo parece gratuito, o produto és tu.
Como é que isto funciona?
A ideia é simples. O router (desde que seja compatível) liga-se a até três dispositivos fixos da casa, como uma impressora ou uma smart TV, e cria um campo de deteção de movimento com base nas variações do sinal Wi-Fi.
Assim, quando alguém atravessa esse campo, recebes uma notificação no telemóvel a dizer que há movimento em casa.
Podes configurar alertas, ignorar o cão ou o gato (se tiver menos de 18 kg) e definir horários. Mas há limitações. O sistema não sabe em que divisão estás, nem distingue uma criança pequena de um cão grande.
Qual é o problema?
O problema, claro, é a privacidade.
A Comcast já deixou claro que não vai usar esta função como um serviço de segurança profissional, mas isso não impede que registe toda a atividade de movimento na tua casa. Mas o pior vem depois. O sistema pode partilhar todos estes dados com terceiros, incluindo autoridades, sem te avisar previamente, desde que haja um pedido oficial.
Ou seja, mesmo que desligues todas as câmaras e microfones lá de casa, o teu router pode continuar a saber se estás ou não presente. É… Assustador.
Um passo à frente… ou atrás?
É verdade que o teu ISP já tem muitos dados sobre ti. Mas adicionar sensores invisíveis à equação torna tudo ainda mais intrusivo.
Assim, apesar de a funcionalidade estar, por enquanto, limitada a alguns utilizadores nos EUA, não é difícil imaginar esta “tendência” a espalhar-se.
Quer isto em sua casa?
Precisamos dos nossos leitores. Segue a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal. Temos uma nova comunidade no WhatsApp à tua espera. Podes também receber as notícias do teu e-mail. Carrega aqui para te registares É grátis!