É frequente ver o acrónimo “SSID” quando se trata de redes Wi-Fi. O SSID de uma rede Wi-Fi é o termo técnico para o nome da rede. Por exemplo, se vir um sinal que lhe diz para aderir a uma rede com um SSID de “Pasterlaria”, só tem de abrir a lista de redes sem fios nas proximidades e aderir à rede “Pastelaria”. Mas afinal o que significa SSID e vale a pena esconder?
O que significa SSID?
SSID significa “Service Set Identifier” (Identificador do conjunto de serviços). De acordo com o stardard IEEE 802.11, um “conjunto de serviços” refere-se a uma coleção de dispositivos de rede sem fio com os mesmos parâmetros. Assim, o SSID é o identificador (nome) que lhe diz a que conjunto de serviços (ou rede) se deve juntar.
Como funcionam
Os SSIDs foram concebidos para serem um nome único para distinguir entre várias redes Wi-Fi na área, para que se possa ligar à rede correta.
Estes são utilizados por todos os tipos de pontos de acesso Wi-Fi, incluindo redes Wi-Fi públicas e a sua rede Wi-Fi doméstica. Os fabricantes de routers fornecem frequentemente um SSID predefinido, como “Linksys” ou “Netgear”, mas pode alterá-lo para o que quiser – se controlar a rede Wi-Fi e tiver acesso administrativo.
Um SSID pode ter até 32 caracteres. São sensíveis às maiúsculas e minúsculas, pelo que “Nome da rede” é um SSID diferente de “nome da rede”. Também são permitidos alguns caracteres especiais, como espaços, o sublinhado, pontos e traços. Alguns routers até permitem a utilização de emoji.
O router sem fios ou outra estação base Wi-Fi transmite o seu SSID, permitindo que os dispositivos próximos apresentem uma lista de redes disponíveis com nomes legíveis por humanos.
Se a rede for uma rede aberta, qualquer pessoa pode ligar-se apenas com o SSID. No entanto, se a rede estiver protegida com encriptação, como acontece com a maioria dos routers modernos por predefinição, as pessoas necessitarão da frase-chave antes de se poderem ligar. Recomendamos que não aloje uma rede Wi-Fi aberta.
Vale a pena esconder o nome da rede?
As razões para escondermos o nome
De acordo com as normas IEEE 802.11, todas as redes sem fios devem ter um identificador que os dispositivos usam para se ligarem ao Router. Isto é chamado de identificador conjunto de serviço, geralmente abreviado para SSID. Um SSID é apenas a forma técnica de dizer “nome da rede Wi-Fi”.
Os routers transmitem constantemente um sinal. Na prática uma transmissão que contém informações sobre a rede. Inclui o SSID e destina-se a anunciar que esta rede existe.
É uma espécie do router dizer ao mundo “Aqui estou eu!”. É assim que o smartphone, o portátil e outros equipamentos sabem da existência da rede.
Agora se impedirmos o router de passar essa informação, parece que ele fica invisível não é? No entanto, o conceito em si está errado.
As limitações
Os sinais das redes sem fios são todos iguais: começam numa fonte (o seu router) e viajam em todas as direções. Não há como “apontar” uma transmissão Wi-Fi para um dispositivo específico.
Vamos supor que a sua rede sem fios não está a transmitir o seu SSID, o que significa que ninguém sabe que existe. Em seguida, estabelece-se uma ligação através do computador em que introduziu manualmente o nome da rede que não está a ser mostrado e tudo começa a funcionar. Ora o problema está mesmo aqui.
Este sinal Wi-Fi tem de viajar para chegar ao computador e vice-versa, o que significa que qualquer pessoa que esteja perto vai interceptar o sinal.
Por outras palavras, mesmo que a sua rede deixe de transmitir o SSID, os utilizadores ainda podem detectá-la interceptando as transmissões do seu dispositivo para o router e as transmissões do seu router para o dispositivo.
Isto significa que, embora o utilizador médio não veja a sua rede Wi-Fi na sua lista de opções, alguém que saiba o que está a fazer pode facilmente detectar tráfego proveniente da sua rede e assim confirmar que existe.
Esconder o SSID pode ser inconveniente
Vimos que esconder o seu SSID não oferece nada em termos de segurança. No entanto, também adiciona uma camada de inconveniência. Quando o seu SSID está a transmitir normalmente, pode simplesmente selecionar o seu nome na lista de redes Wi-Fi do seu dispositivo, digitar a palavra passe e ligar-se.
No entanto, quando o SSID está escondido, tem de inserir manualmente o nome da rede Wi-Fi e o tipo de segurança para se ligar. Isto é irritante, especialmente quando se adicionam novos dispositivos à sua rede, como quando os amigos aparecem.
É por esse motivo que eventualmente não vale a pena esconder o nome da rede.
Mas pode esconder…
Todos os routers possuem essa opção. Normalmente está sempre ao pé daquela que permite configurar a rede. Ou surge em português com a designação esconder SSID ou em inglês Hide SSID.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!