Sabe o que significa PDF e quantos formatos existem?

O PDF é um dos formatos de ficheiro mais escolhidos para apresentar e trocar informações. Se alguma vez descarregou um formulário preenchível da Internet, provavelmente era um ficheiro PDF. Existem vários formatos de PDF, incluindo PDF/A, PDF/E e PDF/X, cada um deles satisfazendo diferentes necessidades e casos de utilização. Mas o que significa PDF e o que significam os diferentes formatos?

Sabe o que significa PDF e quantos formatos existem?

O que significa PDF?

Entretanto PDF significa Portable Document Format (Formato de Documento Portátil). Assim o formato de ficheiro foi criado pela Adobe e destina-se a apresentar documentos num formato normalizado, independentemente do software, hardware ou sistema operativo em que estão a ser visualizados.

Os ficheiros PDF podem conter texto, imagens, áudio, vídeo e elementos interativos, como botões e ligações clicáveis. Embora os PDFs se destinem principalmente à visualização, é possível utilizar ferramentas de software especiais para editar ficheiros PDF. Também é possível encriptar PDFs, pelo que é necessária uma palavra passe para os visualizar

Quais são os diferentes formatos?

Existem vários formatos de PDF diferentes, cada um destinado a uma finalidade específica, pelo que saber qual utilizar irá ajudá-lo a criar e distribuir conteúdos de forma mais eficaz. Aqui estão os cinco principais formatos de ficheiro PDF e o que cada um pode fazer.

PDF/A

O PDF/A foi concebido para arquivar documentos. O formato restringe características inadequadas para o arquivamento a longo prazo, incluindo JavaScript e encriptação, tornando-o adequado para pessoas que necessitam de armazenar ficheiros durante muito tempo, como gestores de registos.

PDF/E

O PDF/E chegou para resolver problemas de engenharia, tais como desenhos de grande formato, multimédia e gestão de direitos. Suporta meios interactivos, como animações e imagens 3D, e é utilizado em fluxos de trabalho de construção e fabrico.

PDF/UA

A norma UA (Acesso Universal) chegou para tornar a informação contida num ficheiro PDF acessível a qualquer pessoa, incluindo pessoas com deficiências como a visão.

PDF/X

A norma PDF/X nasceu tendo em conta as necessidades específicas dos sectores da impressão e da edição. Suporta a incorporação de informação gráfica, como tipos de letra, imagens e perfis de cor, de forma a evitar alterações durante a impressão, o que o torna uma escolha de eleição para designers gráficos e especialistas em impressão.

PDF/VT

O PDF/VT suporta perfis de cor, camadas e dados personalizáveis e pode-se utilizar para criar documentos comerciais, como material de marketing personalizado e extractos bancários.

Compreender os tipos de ficheiros

Os ficheiros PDF podem conter texto, imagens, áudio, vídeo e elementos interactivos. Além disso, é fácil guardar um PDF online no seu computador ou converter um formato de ficheiro diferente em PDF.

Entretanto existem vários formatos de PDF, incluindo PDF/A, PDF/E e PDF/X. Assim cada formato PDF responde a necessidades diferentes e a escolha do formato certo pode ajudá-lo a partilhar conteúdos de forma eficaz.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.