Overclock: O que é, as vantagens e as desvantagens

Aumente o desempenho do seu PC facilmente

81579
0
Share:

À medida que fui fazendo a gestão de uma página onde ajudo os utilizadores com vários problemas informáticos, deparei-me várias vezes com questões relacionadas com overclock. Se para a maioria das pessoas mais habituadas a estas andanças este até é um termo vulgar, para o comum dos mortais é algo desconhecido, mas que traz diversos benefícios.

Nas próximas linhas vamos entrar no mundo do Overclock.

Mas afinal o que é o Overclock?

Overclock é o acto de aumentar a frequência de fábrica de um componente, sendo que esta frequência é definida em “Hertz”. Na prática significa puxarmos pelos componentes do nosso computador acima do limite imposto pelo fabricante !

A ideia normalmente é esta: – compramos um processador mais barato, aumentamos a frequência e já está, um processador de topo a baixo preço!

Ou até mesmo aumentar o desempenho de um PC mais antigo, podemos dar um “boost” sem gastar muito dinheiro, com menos risco, visto que a garantia já não existe.

Se pagamos tanto pelos componentes, temos todos o direito a tirar o máximo proveito destes. Se OC é uma opção em qualquer componente, porque não aproveitar?

Têm o exemplo do novíssimo topo de gama da Intel, onde com 0,3GHz de Overclock já temos uma diferença significativa !

Overclock

Comparativo desempenho  i7-8700K Stock(4.7GHz) vs OC(5.0GHz) – Maior é melhor

 

Fazer Overclock pode aumentar o desempenho do seu sistema e ainda poupar alguns trocos, mas apenas se for bem feito !

Muitos de nós andamos a fazer Overclock todos os dias, e nem nos apercebemos…

O Intel Core i7-8700K, é um processador que vem de fábrica com 3.7GHz(Giga-Hertz), com uma funcionalidade apelidada de “Turbo”, que aumenta a frequência para os 4.7GHz!

Isto não é mais do que um Overclock de fábrica.

Quando começamos a correr aplicações mais pesadas, o processador aumenta a frequência tendo em conta os limites impostos pelo fabricante.

Placas gráficas

Quantas Placas gráficas anunciam OC na caixa? São exemplo disso, títulos como a Gigabyte GTX1080Ti OC+ Edition, ou a Sapphire RX 580 Nitro+ OC !

Overclock

Estão a ver ali “OC Edition” ?

Sabiam que toda a Ram DDR4 que vemos à venda acima dos 2133MHz é apenas Ram com Overclock ?

O Standard JEDEC da memória DDR4 é 2133MHz. Toda a Ram que vemos à venda acima desta frequência usa XMP – Intel Extreme Memory Profile – para aumentar a frequência de fábrica.

Óbvio que os módulos de memória têm de ter mais qualidade para aumentar a frequência, e é por isso que há vários modelos à venda, mas é tudo graças ao OC.

Os limites existem porquê?

Overclock

O Overclock pode resultar num aquecimento excessivo do componente, causando instabilidade no sistema, podendo até danificar o hardware.

Mas não tenham medo, um processador não vai derreter assim que fizermos Overclock… Isto porque os processadores modernos saem todos da linha de montagem com a mesma frequência, que é significativamente mais baixa do que aquela que pode potencialmente alcançar.

Mas claro que devem ter cuidado, e noção do que estão a fazer.

Fazer OC pode anular a garantia dos seus componentes.

Fica o aviso !

Cooling

Como foi dito em cima, aumentar a frequência do nosso processador, faz com que este aqueça mais, o que é normal!

Isto é tal e qual como ir correr, se corrermos devagar, não nos vamos cansar muito nem suar.

Mas se aumentarmos o ritmo, vamos sentir o corpo a ficar quente, se aumentarmos até ao limite… aquecemos tanto que quase parecemos uma fonte de suor inesgotável!!!

Fora de brincadeiras, para lutar contra este problema, temos vários “coolers” para escolher no mercado, dentro de duas grandes categorias.

  • Arrefecimento a Água(Water Cooling)
  • Arrefecimento a Ar(Air Cooling)

Ambas com as suas vantagens e desvantagens.

Overclock

Exemplo de arrefecimento a água

Overclock

Exemplo de arrefecimento a ar

O que esperar do processador após Overclock

Antes de pensar em meter as mãos na massa, pense naquilo que faz todos os dias no seu computador.

Se usa o PC para ir ao Facebook, ver uns vídeos no Youtube e jogar aquele League of Legends com os amigos, não vale a pena o trabalho e o risco… Nunca irão notar a diferença.

Por outro lado, se trabalham mais no computador do que o próprio Bill Gates nos anos 70/80, e precisam daquele “sumo” extra, continue a ler !

Exemplos de aplicações que têm ganhos significativos :

  • Jogos
  • Programas de Edição de foto/vídeo

Os candidatos

A maior parte dos nossos leitores, especialmente se seguem atentamente a Leak, sabem que temos dois grandes rivais no mundo dos processadores, AMD e Intel.

Usei um exemplo de um processador Intel no inicio deste artigo, mas isso não quer dizer que a oferta da AMD não seja capaz de Overclock.

Aliás, no lado da AMD, não temos tantas limitações como no lado da Intel.

Isto porque, qualquer processador da AMD vem de fábrica desbloqueado, enquanto que no lado da Intel, temos de ter uma versão do processador com a letra K, como o i7-8700K.

As limitações continuam, pois mesmo com um processador Intel desbloqueado, temos de ter atenção à motherboard. Apenas a linha Z, como por exemplo Z270 ou Z370, permite fazer overclock.

Isto parece demasiado complicado… Mas não é !

Hoje em dia, as motherboards oferecem várias funcionalidades para fazer Overclock quase automaticamente.

E o que não falta por esse Youtube fora são tutoriais passo a passo !

Se tiverem dificuldade, temos também o consultório informático da Leak para vos tentar ajudar.

Testes de Stress

Overclock

Testes de Stress

É muito importante no fim de tudo feito, testar o nosso sistema e perceber se está estável.

Para isso temos ferramentas como FurMark, 3DMark e ainda o Prime95. Se o computador não “crashar” em nenhum destes testes, têm um vencedor !

Atenção: Se crashar, não é o fim do mundo, apenas indica que talvez tenham exagerado nos valores e precisam apenas de tirar uns pózinhos.

Conclusão

Fazer Overclock não é para todos e não é tão fácil como carregar num botão. Mas é uma solução interessante para quem quer mais a gastar menos, ou para quem quer ter um topo de gama do outro mundo.

Share:
Nuno Miguel Oliveira

Dê a sua opinião