Como já deve ter percebido, a Apple vai fazer uma mudança histórica ainda durante este ano de 2025. Ou seja, em vez de lançar o previsível iOS 19, vai saltar diretamente para o iOS 26. A ideia é simples, e até faz algum sentido. Passa por alinhar a numeração do sistema operativo com o ano de lançamento.
Ou seja, iOS 26 em 2025, iOS 27 em 2026, e por aí fora. Pode parecer estranho, especialmente quando a Apple sempre foi tão certinha com o seu software. Mas, a realidade é que nem todos os consumidores sabem o que estão a fazer, e como tal, ainda há quem se perca entre versões e dispositivos.
Porém, se esta ideia é válida para um lado, também tem de ser para o outro.
Será que os iPhones também vão mudar de nome?
Portanto, a ideia aqui é também muito simples. Em vez de um iPhone 17 baseado no iOS 26, a Apple poderia lançar um iPhone 26 equipado com o iOS 16. Ou então, esquecer o número no modelo do iPhone, e começar a meter o ano como tantas outras empresas fazem em vários emrcados. Por exemplo, iPhone (2026) ou iPhone Pro (2026) com o iOS 26.
Acredito que possa acontecer algo deste tipo, porque a Apple já anda a querer simplificar a sua estratégia de nomes há algum tempo.
Temos um outro detalhe curioso: em 2027, o iPhone faz 20 anos. Vamos ter um iPhone 19? A matemática não bate certo. Já em 2017, a Apple trocou o iPhone 9 pelo iPhone X (10) para assinalar a década. Portanto, há espaço para mais uma mudança simbólica.
A resposta chega já na WWDC, no dia 9 de junho. Sabemos que o iOS 26 é oficial. Agora falta saber se o nome do iPhone vai atrás. O que pensa sobre tudo isto? Usa a caixa de comentários em baixo e partilha a tua opinião connosco e com os restantes leitores.