O carro chinês quer se quer identificar como um Opel!

Pode parecer estranho, mas é de facto bastante provável que acontece. Ou seja, a Opel pode mesmo vir a lançar um carro chinês com o seu emblema.

Estamos a falar do Leapmotor B10, um SUV 100% elétrico que até chegou a ser prometido para o nosso mercado, que pode vir a ser “rebatizado” como Opel.

Isto faz sentido? Bem… Até faz. Caso não saiba, a Leapmotor tem uma parceria com a Stellantis, e como tal, pode fazer todo o sentido dar um “boost” à Leapmotor, com o nome da Opel.

Também vai ser produzido em Espanha!

O Leapmotor B10 vai ser produzido na China, mas também em Espanha, na fábrica de Saragoça, onde já nasce o Opel Corsa. A capacidade de produção deverá rondar as 150 a 200 mil unidades por ano, o que mostra que a Stellantis leva este projeto muito a sério.

O plano passa por usar a base tecnológica da Leapmotor para acelerar a eletrificação da Opel.

Curioso, porque é um segmento onde a concorrência é feroz.

Entre o Frontera e o Grandland?

Com 4.51 metros de comprimento, o Leapmotor B10 posiciona-se entre o Opel Frontera e o Grandland, ou seja, no coração do segmento SUV compacto. Conta com um motor elétrico traseiro de 218 cv, baterias de 56.2 kWh ou 67.1 kWh e autonomias de 361 km e 434 km (WLTP), respetivamente.

Num carregador rápido, é possível passar dos 30 aos 80% em cerca de 20 minutos, o que o coloca em linha com rivais diretos como o MG4 Electric ou o BYD Atto 3.

Equipamento digno de um Opel moderno?

Uma das grandes vantagens dos automóveis da Leapmotor, está na quantidade de equipamento para o seu preço. Por exemplo, o C10 tem o preço de um automóvel do segmento C, mas pertence ao segmento D.

O mesmo acontece com o B10, que deve chegar com preço de Segmento B, mas equipamento para dar e vender.

Estamos a falar de um painel de instrumentos LCD de 8.8 polegadas, ecrã central flutuante de 14.6 polegadas, teto panorâmico e 17 sistemas de assistência à condução (ADAS).

Os preços esperam-se à volta dos 25 mil euros, mas é possível que o B10 exista ao mesmo tempo que o modelo Opel.

  • Nota: O que de facto não é assim tão estranho, porque até dentro do próprio grupo já existem vários carros que são iguais por dentro, e apenas mudam alguns detalhes.

Uma parceria de peso?

A parceria entre a Stellantis e a Leapmotor foi anunciada em 2023, e sempre prometeu criar uma potência global no setor. Mais concretamente no lado elétrico da coisa.

Embora o acordo não mencione explicitamente o “rebranding” de modelos, a lógica é evidente e faz todo o sentido! Estamos a falar do aproveitar de plataformas chinesas acessíveis e tecnicamente maduras para acelerar a transição elétrica das marcas europeias do grupo.

Se o Leapmotor B10 realmente se tornar num Opel, será um marco na globalização do mercado automóvel. Aliás, talvez seja o primeiro de muitos carros “made in China” com ADN europeu.

🔥 Este artigo foi útil?


Sê o primeiro a votar 🙂

Precisamos dos nossos leitores. Segue a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal. Temos uma nova comunidade no WhatsApp à tua espera. Podes também receber as notícias do teu e-mail. Carrega aqui para te registares É grátis!

Nuno Miguel Oliveira
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Em destaque