A parceria entre a Apple e TSMC é muito vantajosa para ambos os lados. Afinal de contas, a Apple tem acesso ao melhor processo de produção do planeta, e claro, com todo o dinheiro que a gigante Norte-Americana da maçã investe… A TSMC é capaz de desenvolver novos processos de produção, ainda mais rápidos e eficientes.
Dito tudo isto, depois do sucesso das linhas de 7nm, e mais recentemente das linhas de 5nm. E claro, de também existirem alguns rumores a falar de linhas de 6nm e 4nm. Parece que a TSMC já está a preparar os 3nm para o próximo ano. Quem vai ganhar bem com isto? Como é óbvio, a Apple! Nomeadamente a gama de smartphones iPhone 14.
O Apple iPhone 14 já vai ter um processador de 3nm!
Portanto, ao que tudo indica, a TSMC está a fazer o tudo por tudo para conseguir ter o seu processo de 3nm pronto para as encomendas da Apple. Sim, nem sequer estamos a falar do novo iPhone 13, que deverá chegar ao mercado em Setembro, mas sim da nova geração, que deverá chegar em Setembro sim, mas de 2022.
Dito isto, a produção em massa de chips de 3nm deve começar na segunda metade de 2022. Ou seja, daqui a um ano, mais coisa menos coisa. No entanto, apesar de a TSMC normalmente conseguir cumprir a sua calendarização sem qualquer problema, parece que desta vez, com o avançar da miniaturização, existem mais algumas preocupações. Por isso, as equipas de desenvolvimento estão a ter todos os cuidados possíveis e imaginários.
A Apple comprou a grande maioria da quota de produção de 3nm!
Temos de ter em conta, que estas linhas não vão apenas dar vida aos novos iPhones, mas sim a todas as linhas de produtos da Apple. Onde claro está, temos de incluir MacBooks, iPads e até os smartwatches Apple Watch. Por isso, nada pode falhar!
Entretanto, parece que os novos iPhones 13 vão ser baseados em chips de 5nm, mas com várias melhorias em cima, visto que o processo utilizado é o novo N5P, e não o mesmo que a Apple já utiliza.
Infelizmente, ainda não fazemos ideia das diferenças entre os dois processos de 5nm, mas é esperada uma melhoria na performance, e claro, na eficiência.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.
Receba as notícias Leak no seu e-mail. Carregue aqui para se registar. É grátis!