NVIDIA também vai lançar RTX 3080 com 12 GB de memória

Como temos noticiado nas últimas semanas, a NVIDIA está a preparar um pequeno ‘refresh’ para a sua gama de placas gráficas RTX 30. Inicialmente era esperado que fosse o lançamento de uma gama ‘Super’ com muitas novidades, incluindo novos GPUs! Por isso, era esperado um aumento de performance significativo.

Mas, agora, é cada vez mais aparente que isto não vai acontecer, com a NVIDIA a preferir fazer pequenos toques em algumas especificações, especialmente na quantidade de memória disponível em cada placa.

É exatamente por isto que vamos ter o lançamento de uma RTX 3090 Ti, aquela que deve ser a placa mais poderosa do mercado nos próximos meses, bem como uma RTX 3070 Ti com 16GB de memória, uma RTX 2060 com 12GB de memória, e pelos vistos, uma nova RTX 3080 com 12GB de memória GDDR6X.

NVIDIA também vai lançar RTX 3080 com 12 GB de memória

Portanto, estamos a falar de um pequeno upgrade de 2GB, visto que o modelo original da RTX 3080 chegou ao mercado no ano passado com 10GB. Curiosamente, é a mesma quantidade de memória que o modelo RTX 3080 Ti apresenta, o que mete esta nova placa numa posição bastante interessante.

Isto significa um novo nome? Muito provavelmente sim!

Esta RTX 3080 vai muito provavelmente ser um modelo ‘Super’. Mas ao contrário do que aconteceu em 2019, com o refresh às RTX 20, não é esperada uma grande melhoria na performance.

Entretanto, o anúncio destas placas deve acontecer no dia 22 de Janeiro. Uma data extremamente curiosa, visto que a Intel vai anunciar o lançamento das suas novas placas, em Janeiro, muito provavelmente na CES 2022.

Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Acha que a NVIDIA faz bem em lançar novos produtos, apesar de ainda não conseguir garantir um bom stock das placas já lançadas? Vale tudo? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Siga a Leak no Google Notícias e não perca todas as informações mais importantes.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.

Artigos relacionados