NVIDIA RTX 2060 e GTX 1660 estão oficialmente ‘mortas’

De vez em quando, no mundo das placas gráficas, existe um outro modelo capaz de atingir um status quase lendário, ao aguentar muitos e bons anos nas prateleiras, primeiramente na sua gama de preços pretendida, e mais tarde, ao aguentar-se como uma alternativa mais focada na qualidade/preço.

Entretanto, com a pandemia de COVID-19, estes fenómenos aconteceram, curiosamente de forma um pouco diferente. Afinal, com a crise de chips a fazer das suas entre 2021 e 2022, algumas fabricantes viram-se obrigadas a apostar em modelos mais antigos, mas mais fáceis (e baratos) de produzir. Como foi o caso da NVIDIA com as velhinhas RTX 2060 e GTX 1660.

Pois bem, com o fim da crise de chips, e regresso à normalidade, estas placas que apareceram com uma nova vida nos últimos meses, vão voltar novamente ao sítio que merecem… O esquecimento.

NVIDIA RTX 2060 e GTX 1660 estão oficialmente ‘mortas’

rtx

Portanto, ao que tudo indica, vamos finalmente presenciar o desaparecimento das prateleiras de placas gráficas como a RTX 2060, RTX 2060 Super, GTX 1660 Super, GTX 1660, entre outras variantes muito parecidas a estas. Entretanto, tudo indica que a GTX 1650 e GTX 1630 vão continuar disponíveis, como alternativas super amigas da carteira.

Isto é caso para dizer aleluia, visto que a mais recente destas placas gráficas já tem 3 anos de mercado. Aliás, no caso da RTX 2060, estamos a falar de uma placa gráfica que já anda a fazer das suas no mercado há quase 4 anos. (Ainda assim, teve um upgrade há menos de um ano, ao receber uma versão com 12GB).

Porquê agora?

Bem, estamos a presenciar uma renovação de gamas, e claro, temos a Intel a apostar no mercado ‘budget’ com alternativas mais poderosas, e a preços similares. Por isso, já não existem razões para a NVIDIA continuar a apostar nestes modelos obsoletos.

Entretanto, isto também significa que dentro de muito pouco tempo, vamos ver outras placas a cair para a gama de preços destas RTX e GTX! Mais concretamente as mais recentes RTX 3060.

Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Interessante? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.

Não perca nenhuma informação importante. Siga-nos no Google Notícias. Siga-nos ou clique no símbolo da estrela no canto superior direito.
mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Receba a nossa Newsletter

Outros artigos

Acer já vende placas gráficas Intel, mas quer vender AMD

A Acer é uma das maiores fabricantes do mundo...

Quer um SSD ou memória RAM? 2023 é o seu ano!

Depois da explosão histórica na procura de chips, a...

RTX 4070 cada vez mais próxima! Vai ser assim!

O mercado de placas gráficas está num momento estranho,...

AMD tem surpresa a caminho das placas gráficas!

Ser capaz de desenvolver e lançar processadores e placas...

Ryzen 7000 – Hora de lançar motherboards mais baratas!

Um dos grandes problemas com os Ryzen 7000 não...