Como já dissemos várias vezes na ‘leak.pt‘, a NVIDIA, que tomou a decisão de abandonar as linhas da TSMC, para optar pelas mais baratas, e por isso, mais lucrativas, linhas de produção da Samsung, com a sua geração RTX 30, parece achar que tudo isto foi um erro.
Afinal de contas, com as RTX 40 ‘Ada Lovelace’, a NVIDIA decidiu meter dinheiro a sério em cima da mesa, para garantir grande parte da produção das linhas de 5nm da velha parceira. Sim, a NVIDIA vai voltar para os braços da TSMC, com um investimento a sério.
NVIDIA prefere gastar dinheiro, do que ficar com a Samsung
Portanto, por alguma razão (provavelmente várias), a NVIDIA decidiu um pouco da sua relação com a Samsung, para se voltar a juntar à sua ex-namorada TSMC. Ainda não é certo que isto signifique um fim da relação a 100%, com algumas fontes a garantir que a NVIDIA vai continuar a produzir algumas versões dos seus GPUs junto da Samsung, provavelmente, as versões de gama baixa e gama média.
Estamos assim a falar de uma troca que provavelmente vai trazer mais qualidade, e esperemos, mais stock de produto! Contudo, também resulta num investimento muito avultado por parte da gigante das placas gráficas.
Afinal de contas, para garantir uma boa quota de produção, a NVIDIA teve de meter ‘biliões’ de dólares em cima da mesa. (3.5 mil milhões de dólares!)
A qualidade paga-se, mas pelos vistos, para os objetivos da gigante dos GPUs, mais vale pagar e saber o que tem à sua frente. Aliás, segundo o que sabemos, a NVIDIA teve de pagar no imediato, como se fosse um depósito, de forma a ter acesso às linhas. Uma situação que não acontece com a AMD, Apple, MediaTek, etc…
Curiosamente, isto significa que tanto a NVIDIA como a AMD, vão utilizar o mesmo exato processo de produção para a sua nova geração de placas gráficas, os 5nm da TSMC.
Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Uma boa decisão por parte da NVIDIA? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.