A arquitetura ‘Ampere’ da NVIDIA não é um nome novo para nós! Aliás, vários rumores apontavam para que as GTX 11/20 fossem baseadas nesta arquitetura… Contudo, agora já sabemos que a nomenclatura passou de GTX para RTX, e que afinal a arquitetura se chama ‘Turing’!
Pois bem, ouvimos falar da arquitetura ‘Ampere’, porque esta vai substituir a ‘Turing’ já em 2020, com GPUs NVIDIA feitos com o processo de fabrico de 7nm!
A arquitetura NVIDIA ‘Ampere’ vai ser baseada no processo de 7nm, um salto bastante significativo em relação à arquitetura Turing que é baseada no processo de 12nm. Claro que neste momento, ainda nem sequer sabemos a performance real das placas RTX Turing. Mas é expectável esperar um bom salto na performance e eficiência, bem como um aumento nas frequências.
De acordo com a TSMC, o processo de fabrico de 7nm irá oferecer um aumento de performance na ordem dos 35%! Bem como uma redução no consumo de energia à volta dos 65%!
Dito isto, quando tivermos uma ideia da performance real das placas gráficas ‘Turing’, será mais fácil ter uma ideia daquilo que poderemos esperar em 2020 com as ‘Ampere’.
Similarmente, depois do salto para os 7nm, o próximo passo para os 7nm+, vai oferecer ainda mais melhorias! Com a densidade dos transistores a aumentar cerca de 20%, e o consumo de energia a diminuir 10%. A performance deverá permanecer a mesma, mas menos consumo de energia equivale a menos calor para dissipar, o que também equivale a um maior potencial de OC!
NVIDIA retirou apoio a streamer após comentários sobre as novas RTX!
As novas placas gráficas NVIDIA RTX 2000 já estão disponíveis para pré-encomenda! No entanto, vários utilizadores continuam de pé atrás, depois de estranhamente a empresa não ter mencionado qualquer comparação entre a nova e antiga geração de placas… Mencionando sempre termos novo como ‘Giga Rays’, para medir a performance da sua nova oferta!
Pois bem, em paralelo, parece que a NVIDIA também não quer que os streamers falem sobre este assunto!
Leia mais aqui!