NVIDIA e AMD baixam preços devido a sucessivos ‘Flops’

Continuo a achar que não deve comprar uma placa gráfica neste estranho ano de 2023, mas, uma coisa é certa! O mercado está a mudar a olhos vistos. Porquê? Porque a estratégia da AMD e NVIDIA, de lançar placas gráficas de nova geração com um aumento de performance risível, e um preço ridículo, está a falhar.

NVIDIA e AMD baixam preços devido a sucessivos ‘Flops’

produtos de limpeza domésticos PC, pc, gaming, produtos de limpeza domésticos PC

Portanto, nesta altura do campeonato, a geração RTX 40 já conta com 5 placas gráficas nas prateleiras (RTX 4090, 4080, 4070 Ti, 4070, 4060 Ti), com mais duas a caminho (RTX 4060 Ti 16GB e RTX 4060 8GB). Por sua vez, a AMD já tem 3 placas gráficas no mercado (RX 7900 XTX, RX 7900 XT e RX 7600), com outra a caminho (RX 7800 XT).

No entanto, apesar da quantidade de novos lançamentos, a realidade é que apenas as alternativas topo de gama de ambas as fabricantes são realmente interessantes, ao trazerem um aumento de performance significativo face às gerações anteriores. Aliás, em 2022~2023, a AMD e NVIDIA decidiram terminar com a velha tradição de aumentar a performance na mesma gama, ao mesmo preço, de geração para geração. Algo que, claro está, começa a irritar os consumidores.

É exatamente por aqui, pelo facto de as novas placas gráficas chegarem demasiado caras, com níveis de performance pouco interessantes, que as vendas estão em mínimos históricos. Sendo também exatamente por isto que a AMD e NVIDIA se estão a ver obrigadas a baixar preços, tanto nas gerações antigas, como também nos seus mais recentes lançamentos.

Quer um exemplo da falta de interesse?

A RTX 4060 Ti, que historicamente deveria ser uma das placas mais procuradas e vendidas desta geração. Visto que tem a missão de oferecer uma excelente combinação de desempenho/preço… Está a ganhar pó nas prateleiras das lojas. Aliás, até a RTX 4080, que é muito mais cara, e não foi muito bem recebida pelos jogadores… Está a vender mais que a RTX 4060 Ti.

Curiosamente, a alternativa de gama média da AMD (RX 7600) também está a sofrer a bom sofrer, com níveis de venda extremamente baixos. A placa gráfica mais barata de nova geração da rival da NVIDIA está a vender pouco mais que a RTX 4060 Ti. Isto apesar do facto de ter um preço significativamente mais baixo.

Esta situação significa que tanto a NVIDIA como a AMD estão agora mais interessadas em baixar preços. A estratégia está a mudar, e já é possível ver baixas de preço quase todos os meses!

Porém, vale a pena salientar que a procura continua baixa, não devido ao impacto da pandemia ou inflação. Mas sim porque os produtos são francamente maus para o ano em que estamos. Além disso, o nível de exigência aumentou no lado dos videojogos! Especialmente agora que a PS4 e Xbox One deixaram de ser as plataformas base de desenvolvimento.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.