O mercado de placas gráficas de ‘nova geração’ tem sido desapontante, aliás, se formos 100% honestos, a coisa tem sido desoladora, tal é a falta de inovação, e até de vontade de competir por parte da AMD e NVIDIA.
As placas gráficas de nova geração demonstram uma total falta de compromisso entre as fabricantes e os consumidores. Algo que aparentemente não vai mudar. Isto não é passageiro… É estratégia!
Placas Gráficas: Existe um novo normal, e é feio!
Portanto, com o lançamento das primeiras placas gráficas de gama média da nova geração RTX 40 e Radeon RX 7000, a coisa é agora oficial. Ver uma melhoria significativa na performance de geração para geração já não é uma garantia. Ou seja, ver uma melhoria de 20%, pelo mesmo preço, já não é uma regra.
Assim, em vez de uma melhoria tangível, a AMD e NVIDIA estão a ficar mais focadas no aumento de funcionalidades, que podem ou não ser úteis. Sim, o DLSS é interessante, mas não é suportado em todos os jogos, especialmente nas suas versões mais recentes. Tudo isto ao mesmo tempo que a AMD e NVIDIA tentam aumentar as suas margens de lucro. Ou no caso do ano de 2023, despachar material antigo ainda em armazém.
Aliás, se formos mesmo assertivos, podemos até dizer que a AMD e NVIDIA já não têm o mesmo interesse que tinham no passado, no desenvolvimento e venda de placas gráficas. Mais concretamente, estas empresas já não estão interessadas no PC Gaming. Porquê? Este mercado já não dá o dinheiro que dava antigamente. O dinheiro a sério está nos centros de dados, e na computação IA. Vai ser aí que vamos ver as grandes apostas destas empresas.
Assim, depois de décadas de concorrência incrível, com a AMD e NVIDIA a atirarem o melhor que tinham para oferecer para cima da mesa. Agora temos 2 empresas sem vontade de lutar, e com os pés bem assentes no travão.