O fim de vida de uma geração de placas gráficas significa quase sempre gigantes cortes no preço, de forma a escoar stock antes da chegada dos novos modelos. Mas… Esse já não tem de ser o caminho para a NVIDIA.
Aliás, numa altura em que várias lojas se estavam a preparar para fazer promoções, eis que a NVIDIA decidiu cortar o fornecimento de placas gráficas RTX 40, o que por sua vez deverá limitar, muito, estas campanhas.
NVIDIA com cortes de preço? Esqueça isso!
Portanto, de acordo com alguns leaks e rumores, a NVIDIA reduziu o fornecimento de GPUs RTX 40 de gama mais alta em até 50%, em preparação para o próximo lançamento do RTX 50 Blackwell. Um lançamento que deverá acontecer no início de 2025.
Este corte no fornecimento afecta principalmente os modelos topo de gama da NVIDIA, desde a RTX 4070 à RTX 4090, e destina-se a libertar capacidade de produção para as novas placas Blackwell.
Dito tido isto, é muito provável que a NVIDIA esteja a definir esta estratégia de forma a criar um ambiente de mercado ideal.
Afinal, sem rival no lado das RTX 40, a NVIDIA não precisa de baixar preços para dar espaço aos novos modelos. Pode pura e simplesmente controlar stocks, e se quiser, lançar a nova geração a um preço ligeiramente mais alto, enquanto vai vendendo, mais devagar, mas sem perder dinheiro, o que ainda existir da geração RTX 40.
As RTX 40 nunca baixaram muito, agora podem até subir!
A maioria das placas RTX 40 topo de gama são atualmente vendidas a preços iguais ou próximos aos seus preços recomendados de venda (PVPr). Mas, com esta jogada da NVIDIA, e uma procura superior à oferta… É possível e até provável que os preços aumentar ligeiramente até ao final do ano.
Por isso, se precisa mesmo de uma placa gráfica, vai ter de esperar pelas RTX 50, ou então comprar já.