NVIDIA decidiu aproveitar chips com defeito!

Nos últimos tempos, temos visto uma grande aposta no lançamento de placas RTX 3060 por parte da NVIDIA. Uma placa gráfica muito interessante, capaz de oferecer uma performance 1080p extremamente competente. Ao mesmo tempo que também já faz umas brincadeiras nos 1440p.

No entanto, recentemente, esta placa gráfica começou a chegar ao mercado com GPUs GA104 em vez do ‘normal’ GA106. Ou seja, a NVIDIA decidiu aproveitar GPUs que originalmente deveriam dar vida a placa RTX 3060 Ti e RTX 3070, mas que sendo incapazes de tal função… Em vez de serem atirados para o lixo, foram aproveitados para dar vida as placas RTX 3060.

NVIDIA decidiu aproveitar chips com defeito!

rtx

Portanto, esta prática não é assim tão rara, e na verdade, desde que a placa funcione como deveria, e chegue ao mesmo preço, não tem mesmo nada de mal. (Até pode abrir as portas a alguns mods interessantes, com o desbloqueio de alguma performance extra!)

Mas vamos por partes.

A RTX 3060 da NVIDIA é baseada no GPU Ampere GA106, um modelo completamente diferente ao GA104 que por sua vez dá origem a placa mais poderosas, como a RTX 3060 Ti e RTX 3070.

No entanto, é muito provável que os yields das linhas da Samsung estejam baixos, e como tal, a gigante Norte-Americana líder do mercado gráfico decidiu aproveitar chips mais complexos, mas com defeitos, para apostar em placas RTX 3060.

Ou seja, chips que apesar de terem alguns defeitos de produção, são perfeitamente capazes de chegar aos níveis de performance da ‘gama-média’ RTX 3060. Isto significa que estas placas baseadas no GPU GA104 vão continuar com as mesmas exatas especificações da placa original! (3584 núcleos CUDA e 12GB de memória GDDR6 num bus de 192-bit.

Curiosamente, isto também aconteceu com a RTX 2060 num passado bem recente, com o GPU TU104 a aparecer em várias placas de gama média da NVIDIA.

Isto pode significar OCs mais altos? Sim!

O GPU GA104 foi feito com materiais de maior qualidade, por isso, é um chip capaz de aguentar ‘mais abuso’. Ou seja, se por ventura meter as mãos em uma destas placas, é muito provável que consiga atingir clocks mais altos comparativamente às RTX 3060 baseadas no GPU GA106.

Siga a Leak no Google Notícias e não perca todas as informações mais importantes.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.

Artigos relacionados