O ibuprofeno tornou-se um dos medicamentos mais comuns nos lares portugueses. Vendido sem receita médica, é utilizado para aliviar dores, febre e inflamações. No entanto, o que muitos ignoram é que este analgésico, pertencente ao grupo dos anti-inflamatórios não esteroides (AINEs), pode interagir negativamente com vários medicamentos e essas interações podem causar efeitos secundários sérios. Assim vamos dizer-lhe quais os medicamentos com os quais nunca deve misturar ibuprofeno.
Medicamentos com os quais nunca deve misturar ibuprofeno
A ação do ibuprofeno baseia-se na inibição das prostaglandinas, substâncias responsáveis pela dor e inflamação. Mas quando combinado com outros fármacos, pode alterar os seus efeitos ou potenciar riscos.
Medicamentos para a tensão arterial
Se toma inibidores da enzima de conversão da angiotensina (ECA) ou beta-bloqueadores (como Lopressor), evite o ibuprofeno. Esta combinação pode reduzir a eficácia na redução da pressão arterial e ainda sobrecarregar os rins, provocando retenção de líquidos, fadiga, tonturas ou mesmo arritmias.
Outros anti-inflamatórios (como naproxeno ou aspirina)
Misturar diferentes AINEs aumenta o risco de hemorragias gastrointestinais, úlceras e até perfuração do estômago ou intestinos. Além disso, o ibuprofeno pode interferir na ação da aspirina quando usada como anticoagulante. Sinais de alerta incluem fezes escuras, vómitos com sangue e dores abdominais.
Antidepressivos (especialmente SSRIs e SNRIs)
Medicamentos como fluoxetina (Prozac) ou duloxetina (Cymbalta) podem, em conjunto com o ibuprofeno, aumentar o risco de sangramento, ao interferirem na função das plaquetas. É necessário acompanhamento médico rigoroso nestes casos.
Anticoagulantes (como varfarina)
A combinação com ibuprofeno aumenta significativamente o risco de hemorragias internas, pois ambos afetam a coagulação do sangue. Este é um dos casos mais perigosos de interação medicamentosa.
Corticosteroides (como prednisolona ou dexametasona)
Estes fármacos, tal como o ibuprofeno, podem causar irritação do estômago, pelo que o uso simultâneo pode ser prejudicial sem supervisão médica.
Medicamentos para a diabetes
O ibuprofeno pode potenciar o efeito hipoglicémico de certos medicamentos, aumentando o risco de queda acentuada dos níveis de açúcar no sangue. Isto pode levar a fraqueza, confusão e até desmaios.
Antibióticos da família das fluoroquinolonas (ex: ciprofloxacina)
Podem, em conjunto com o ibuprofeno, aumentar o risco de efeitos no sistema nervoso central, como tremores, ansiedade ou convulsões.
Diuréticos (como furosemida ou hidroclorotiazida)
Esta combinação pode comprometer a função renal e diminuir a eficácia do tratamento para a hipertensão, pois o ibuprofeno promove retenção de líquidos.
ómega-3
Embora natural, o óleo de peixe ou ómega-3 pode ter um leve efeito anticoagulante, o que combinado com o ibuprofeno pode aumentar o risco de sangramento.
O facto de o ibuprofeno ser de venda livre não o torna isento de riscos. Assim consulte sempre o seu médico ou farmacêutico antes de combinar este medicamento com qualquer outro.
Precisamos dos nossos leitores. Segue a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal. Temos uma nova comunidade no WhatsApp à tua espera. Podes também receber as notícias do teu e-mail. Carrega aqui para te registares É grátis!