Novo Google Fotos ajuda a organizar as suas fotos no Android

O Google Fotos é seguramente uma das aplicações mais utilizadas e mais úteis da Suite de apps Google! Pessoalmente, uso a app há vários anos para backup e organização de imagens e vídeos, apreciando cada vez mais o cuidado que a gigante da pesquisa Norte Americana tem em cada atualização, elevando a qualidade e eficiência da gestão do nosso conteúdo multimédia.

Dito isto, como existe sempre espaço para melhorar, parece que a Google decidiu levar uma funcionalidade que já podemos encontrar na versão web da aplicação para a versão Android do ‘Fotos’! Estamos a falar da organização pelas fotos mais recentes.

Novo Google Fotos ajuda a organizar as suas fotos no Android

Google fotos ajuda

Portanto, vários relatos apontam para a ativação da funcionalidade na versão 5.0 (ou mais recente) do Google Fotos no Android. Ou seja, a funcionalidade já está implementada há algum tempo, estando apenas agora a ser ativada ‘server side’.

O que traz isto de novo?

Para dizer a verdade, organizar as fotos ‘pelas mais recentes’ não é nada de revolucionário para a aplicação. Ainda assim, esta novidade poderá realmente ter um impacto que poderá não estar à espera.

Ao fim ao cabo, o Fotos organiza (por defeito) as fotos tendo em conta a data em que foram tiradas, retirando esta informação a partir dos dados EXIF associados a cada uma das imagens. Ou seja, se esta informação não existir, a imagem pode desaparecer imediatamente após o upload, ficando perdida num mar gigantesco de fotos guardadas.

Agora é fácil resolver este problema ao classificar cada uma das fotos por data – se for conhecida. Ou por título – se for conhecido. Contudo, por vezes, essas duas coisas não são conhecidas, o que volta a trazer o problema original à superfície. Isto porque, de um modo geral, é o software da câmera que determina estas informações. E infelizmente, muitas vezes, é ajustado quando é carregado num computador para evitar a substituição.

Como organizar por upload recente?

Pois bem, com esta alteração, o utilizador pode simplesmente tocar em pesquisa, escolhendo a opção “Adicionados recentemente” no subtítulo “Sua atividade”. Clicar nesta opção irá abrir uma nova janela para ver a sua biblioteca de fotos agora organizada.


Novo Google Fotos ajuda a organizar as suas fotos no Android – Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Mais deste autor

Relacionadas

Últimos artigos

Esforço da Intel para Janeiro já sorriu para as câmeras! Mas cuidado

Como já dissemos várias vezes na Leak.pt, a atual gama de processadores Intel Core 12000 disponível no mercado, não equivale ainda ao poderio total...

Dimensity 7000: o primeiro chipset de 5nm da MediaTek

A marca de chips MediaTek é bastante conhecida, sobretudo nos equipamentos de gama-média e entrada de gama. Entretanto e apesar de estar cada vez...

NVIDIA GeForce RTX 3090 Ti: Estas são as especificações finais

Como deve saber, a NVIDIA está a preparar o refresh da sua atual gama de placas gráficas GeForce RTX 30, com uma nova topo...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!