Novo Google Fotos ajuda a organizar as suas fotos no Android

O Google Fotos é seguramente uma das aplicações mais utilizadas e mais úteis da Suite de apps Google! Pessoalmente, uso a app há vários anos para backup e organização de imagens e vídeos, apreciando cada vez mais o cuidado que a gigante da pesquisa Norte Americana tem em cada atualização, elevando a qualidade e eficiência da gestão do nosso conteúdo multimédia.

Dito isto, como existe sempre espaço para melhorar, parece que a Google decidiu levar uma funcionalidade que já podemos encontrar na versão web da aplicação para a versão Android do ‘Fotos’! Estamos a falar da organização pelas fotos mais recentes.

Novo Google Fotos ajuda a organizar as suas fotos no Android

Google fotos ajuda

Portanto, vários relatos apontam para a ativação da funcionalidade na versão 5.0 (ou mais recente) do Google Fotos no Android. Ou seja, a funcionalidade já está implementada há algum tempo, estando apenas agora a ser ativada ‘server side’.

O que traz isto de novo?

Para dizer a verdade, organizar as fotos ‘pelas mais recentes’ não é nada de revolucionário para a aplicação. Ainda assim, esta novidade poderá realmente ter um impacto que poderá não estar à espera.

Ao fim ao cabo, o Fotos organiza (por defeito) as fotos tendo em conta a data em que foram tiradas, retirando esta informação a partir dos dados EXIF associados a cada uma das imagens. Ou seja, se esta informação não existir, a imagem pode desaparecer imediatamente após o upload, ficando perdida num mar gigantesco de fotos guardadas.

Agora é fácil resolver este problema ao classificar cada uma das fotos por data – se for conhecida. Ou por título – se for conhecido. Contudo, por vezes, essas duas coisas não são conhecidas, o que volta a trazer o problema original à superfície. Isto porque, de um modo geral, é o software da câmera que determina estas informações. E infelizmente, muitas vezes, é ajustado quando é carregado num computador para evitar a substituição.

Como organizar por upload recente?

Pois bem, com esta alteração, o utilizador pode simplesmente tocar em pesquisa, escolhendo a opção “Adicionados recentemente” no subtítulo “Sua atividade”. Clicar nesta opção irá abrir uma nova janela para ver a sua biblioteca de fotos agora organizada.


Novo Google Fotos ajuda a organizar as suas fotos no Android – Ademais, o que pensa sobre tudo isto? Partilhe connosco a sua opinião nos comentários em baixo.

Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Subscreva a newsletter Leak e tenha acesso diário aos principais destaques, ofertas e descontos nos parceiros Leak. Clique aqui

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, tive o meu primeiro PC aos 10 anos e aos 15 anos montei a minha primeira torre, desde aí nunca mais parei. Tudo o que seja tecnologia, estou na fila da frente para saber mais.

Leia também