Play Store: Gboard está mais completo do que nunca! Atualize já

A Google não para de fazer melhorias nas suas aplicações de modo a conquistar mais utilizadores. Outro dia falámos das novidades nas mensagens da Google. Agora chegou a vez de falarmos do Gboard e do Google Lens que estão mais ligados do que nunca. Uma das formas é um link directo do Gboard para o Lens e isto até já está na versão beta disponível na Play Store. Mas há outra!

Play Store: Gboard está mais completo do que nunca! Atualize já

Como referi podemos passar diretamente da aplicação de teclado para o Google Lens, algo que acaba por ser muito prático. No entanto agora já podemos enviar o texto selecionado do Google Lens diretamente para o Gboard. Ou seja, fotografamos algo com o Lens, ele reconhece o texto e passa-o diretamente para o campo de introdução do texto no teclado da Google. Isto também pode ser feito manualmente, mas a nova solução é mais interessante.

Esta novidade tem algumas semelhanças com outra que tinha chegado recentemente ao Lens. Resumidamente, permite passar textos escritos à mão para o computador, como se os tivesse inicialmente escrito no Word. Para isto só precisa da última versão do Google Lens e também do seu smartphone. Esta funcionalidade foi muito bem implementada e raramente ocorrem erros nesta transição.

Para aproveitar esta novidade necessita da última versão do Chrome, bem como da aplicação Google Lens instalada no seu smartphone Android ou da App da Google presente no iOS. Para além disso, tem de estar ligado na mesma conta Google, tanto no computador como no smartphone.

Play Store gboard

Depois é so apontar a câmara do smartphone para o texto escrito, selecioná-lo no ecrã e executar um comando para o copiar para o computador.

Depois no computador, pode ir para qualquer documento no Google Docs, dar um clique em Editar e Colar o Texto.

Outra inovação é a função de pronúncia. No Lens, pode destacar uma palavra e escolher o comando Escutar para ouvir a forma como é pronunciada. Esta funcionalidade já está disponível para Android e vai aparecer em breve no iOS. Além disso, há ainda outra novidade. Pode procurar por definições de palavras que não conhece. Dito isto, se quiser encontrar uma palavra ou frase que não entende num livro ou jornal, o Lens pode ajudar.

De acordo com a Google todas as funcionalidades já estão a ser disponibilizadas, excepto o Listen que só está, para já, disponível no sistema operativo Android. No entanto chega em breve ao iOS.

Deixo os links respetivos para as duas aplicações na Play Store. Isto para o caso de não as ter instaladas. Pode descarregar o Gboard aqui e o Google Lens aqui.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Mais deste autor

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

Smartphones: Apple novamente nos comandos do mundo Premium

O iPhone 13 foi apresentado apenas há um par de dias, no entanto, a Apple tem tido tanto sucesso com o iPhone 12, que...

Windows 11 Build 22000.194 (KB5005635) já está disponível!

O Windows 11 Build 22000.194 (KB5005635) está disponível para todos os que estão inscritos no programa Windows Insider. Não é o maior update do...

Memória RAM DDR5 vai desiludir no início do seu ciclo de vida

Como deve saber, a memória RAM DDR5 está prestes a chegar ao mercado! De mãos dadas com a nova família de processadores Intel Core...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!