APU AMD ‘Barato’ mostra que vamos ter mais “Steam Decks”

É inegável que a Steam Deck impressionou o mercado na altura do seu anúncio, e lançamento, ao conseguir oferecer um nível de performance próprio do mundo PC Gaming, num aparelho pequeno, leve, e por isso mesmo, compacto.

No entanto, com o avançar dos esforços da AMD no mundo dos APUs, tudo indica que a o SoC que dá vida à consola portátil da Valve está agora, mais ou menos, bem… Obsoleto.

Afinal de contas, até os novos SoCs de entrada de gama AMD Mendocino já são capazes de oferecer níveis de performance significativamente mais altos. Comparativamente ao SoC da Steam Deck. É uma mudança de paradigma no mundo mobile?

O novo APU de gama baixa da AMD mete a Steam Deck no bolso

Steam Deck

Portanto, há alguns dias atrás, afirmei que o mundo dos smartphones Gaming vai passar um mau bocado, devido ao agora renovado foco de algumas fabricantes, em aparelhos portáteis, pensados apenas e só para os jogos.

Era algo que honestamente não estava à espera! Tal tem sido a aposta nos serviços de streaming, e implementação de SoCs cada vez mais poderosos nos smartphones modernos.

Contudo, a verdade é que na parte dos aparelhos pensados apenas e só para os jogos, temos a já mencionada Steam Deck da Valve, temos também a Logitech G Hub, além disto, temos também agora a consola Razer Edge 5G. Além destas apostas de marcas conhecidas, temos ainda outras alternativas, super poderosas, como é o caso da AyaNeo 2. Bem… Isto é apenas o início!

Início? Porquê? O que vai, ou está a acontecer?

radeon, AMD

É que quem produz os chips base deste tipo de aparelho, está cada vez mais eficiente, e a oferecer alternativas cada vez mais poderosas, e mais baratas. Como é o caso da AMD, uma fabricante de chips capaz de aliar poder de processamento puro e duro, a potência gráfica de luxo, num único pacote.

Caso não saiba, a AMD é a responsável pelos processadores da PS5, Xbox Series X, e claro, pelo APU da Steam Deck. É também uma fabricante que está a apostar forte e feio no mundo dos portáteis amigos da carteira, ao desenvolver, e lançar, os novos APUs Mendocino.

Pois bem, até o mais fraco destes APUs (Ryzen 3 7320U), já oferece uma significativa subida na performance, de mais ou menos 20%, face ao APU Aerith da Steam Deck. É incrível!

Afinal de contas, segundo o mais recente benchmark (Geekbench) a chegar à Internet, o Ryzen 3 7320U ‘Mendocino’ com 4 núcleos e 8 threads, foi capaz de chegar aos 1043 pontos no teste single-core, e 3909 pontos no teste multi-thread. Tudo isto com um TDP de apenas 8~15W.

Claro que o SoC da Steam Deck continua a oferecer algumas vantagens no campo gráfico, devido à quantidade superior de núcleos RDNA2. Mas isto demonstra que a AMD não está para brincadeiras no mundo dos APUs, o que claro está, a curto prazo, pode resultar numa aposta séria, de mais fabricantes, neste novo mundo das consolas portáteis.

Pessoalmente, gostava de ver a Sony a voltar para este mundo, e claro, uma nova Switch! Tudo isto para ver uma luta a sério, com mais fabricantes, mais aparelhos, e esperemos, preços mais baixos.

Ademais, o que pensa sobre tudo isto? O que gostaria de ver no mercado? Partilhe connosco a sua opinião na caixa de comentários em baixo.

Siga a Leak no Google Notícias e não perca todas as informações mais importantes.

mm
Nuno Miguel Oliveirahttps://www.facebook.com/theGeekDomz/
Desde muito novo que me interessei por computadores e tecnologia no geral, fui sempre aquele membro da família que servia como técnico ou reparador de tudo e alguma coisa (de borla). Agora tenho acesso a tudo o que é novo e incrível neste mundo 'tech'. Valeu a pena!

Leia também

Veja tudo o que pode fazer com as portas USB da sua TV

Os televisores são bem diferentes dos aparelhos que estavam disponíveis noutros tempos. Para além da qualidade de imagem vêm carregados de opções de conetividade....

Atenção: esta é a conta de e-mail que tem de criar hoje!

Alguma vez se esqueceu da sua palavra-passe ou ficou bloqueado na sua conta de correio eletrónico? É uma situação muito frustrante. É por esse...

TV com um atraso de áudio? Faça isto para resolver!

Em algum momento da sua vida já deve ter tido um televisor com um atraso de áudio. Saberá que isto está a acontecer quando...

Como gerir melhor a bateria do seu automóvel elétrico

Embora possa parecer difícil a verdade é que não é assim tão complicado garantir que o seu automóvel elétrico mantém sempre uma boa autonomia...

O que acontece se não desligar o seu PC “como deve de ser”?

Já todos estivemos nesta situação em que desligar o computador é... Chato! Pelo menos nas formas mais corretas, em que tem de usar uma...

O Windows XP ainda está nestes dispositivos do dia-a-dia!

O Windows XP tem mais de duas décadas e deixou de ser suportado pela Microsoft há uma década, mas ainda há dispositivos que encontra...

Newsletter Leak

Receba todas as notícias e destaques diretamente no e-mail. É grátis!

Artigos relacionados