AI News
  • Android
  • Apple
  • Burlas
  • Tech
    • Vida digital
    • Computadores
    • Inteligência Artificial
    • Ciência
  • Streaming
  • Jogos
  • Auto
  • Reviews
  • Promoções
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Leak
  • Android
  • Apple
  • Burlas
  • Tech
    • Vida digital
    • Computadores
    • Inteligência Artificial
    • Ciência
  • Streaming
  • Jogos
  • Auto
  • Reviews
  • Promoções
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Logo Leak
Nenhum resultado
Ver todos os resultados
Novo antibiótico

Novo antibiótico ultra-poderoso nasce da inteligência artificial

Bruno Fonseca por Bruno Fonseca
23 de Fevereiro, 2020
em Sem categoria
1
Resumir com o ChatGPTPartilhar no Facebook

Investigadores do MIT estão a aproveitar o poder da inteligência artificial para criar novos e poderosos medicamentos capazes de matar bactérias que causam doenças, algumas resistentes a todos os tipos conhecidos de antibióticos. De facto parece ser um novo antibiótico muito poderoso!

Novo antibiótico ultra-poderoso nasce da inteligência artificial

De facto, apenas um pequeno número de novos antibióticos foi desenvolvido nas últimas décadas devido ao custo e tempo associados à sua triagem. Por esse motivo, a maioria dos antibióticos aprovados recentemente são apenas pequenas variantes dos medicamentos existentes. Mas agora, graças ao poder da inteligência artificial e à crescente necessidade de combater as bactérias resistentes a antibióticos, isso está a mudar.

Assim, investigadores do MIT criaram um modelo de aprendizagem de máquina para procurar características químicas que tornam as moléculas eficazes para matar a E. coli, treinando-a com cerca de 1.700 medicamentos aprovados pela FDA e 800 produtos naturais. Depois de treinado, o modelo foi testado no Hub de Reutilização de Medicamentos do Broad Institute, que consiste em cerca de 6.000 compostos.

Novo antibiótico

O modelo aperfeiçoou uma molécula que previa ter fortes propriedades antibacterianas e uma estrutura química que diferia dos antibióticos existentes. Um modelo separado de aprendizagem de máquina indicou que também pode ter baixa toxicidade para as células humanas.

A molécula, a que eles chamaram halicina e cujo o nome é inspirado no computador “HAL” de 2001:Uma Odisseia no Espaço, foi testada contra dezenas de bactérias e mostrou-se eficaz na erradicação de muitas delas, incluindo a Acinetobacter baumannii, Clostridium difficile e Mycobacterium tuberculosis.

Em ratos de laboratório infectados com uma estirpe específica de A. baumannii resistente a todos os antibióticos conhecidos, a halicina eliminou completamente as infecções em 24 horas.

Novo antibiótico

Os investigadores acreditam que a halicina mata as bactérias, mudando a sua capacidade de manter uma ligação eletroquímica nas membranas celulares. Esse gradiente é necessário para produzir ATP e, sem ele, as células morrem. Além disso, provou ser eficaz contra mutações.

Entretanto, durante um período de 30 dias, a E.coli não desenvolveu resistência à halicina.

Em comparação, as bactérias desenvolveram resistência ao antibiótico ciprofloxacino entre um a três dias. No dia 30, a bactéria era aproximadamente 200 vezes mais resistente à ciprofloxacina do que era inicialmente.

O modelo dos investigadores já foi usado para identificar outros 23 candidatos, dois dos quais eram particularmente poderosos contra bactérias. Agora eles pretendem realizar testes adicionais com halicina e trabalhar com uma empresa farmacêutica ou sem fins lucrativos para desenvolvê-la para uso humano.

SummarizePartilhar234
Bruno Fonseca

Bruno Fonseca

Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Artigos relacionados

iPhone, Apple

iPhone não aumenta de preço? Android grita de terror!

por Nuno Miguel Oliveira
11 de Fevereiro, 2026

Como estamos fartos de dizer, o mundo dos smartphones só pode encarecer se a Apple deixar. Ou seja, a Samsung, Xiaomi, Oppo, etc... Só pode saltar os 1500€...

melhor imagem na TV, É verdade que quem utiliza IPTV em Portugal pode ser preso?, IPTV pagar multa, televisões baratas, box de TV para ver IPTV, Dispositivos de Streaming

IPTV: Se queres ser pirata, precisas de uma box. Mas… Qual?

por Nuno Miguel Oliveira
11 de Fevereiro, 2026

Se chegaste agora ao mundo da IPTV, é normal estares baralhado. Boxes, serviços, apps, legalidade, VPNs… há muita coisa misturada, e nem sempre explicada de forma clara e...

Carros usados danificados por enchente, veículos à venda em área alagada.

Carros usados e cheias: atenção aos veículos que estão à venda

por Bruno Fonseca
10 de Fevereiro, 2026

Aprende a identificar os sinais de um veículo inundado antes de fazeres um negócio que te vai deixar "afundado" em despesas.

YouTube clickbait

Instagram e YouTube no banco dos réus: foram feitos para te viciar?

por Bruno Fonseca
10 de Fevereiro, 2026

Um julgamento histórico na Califórnia coloca o design da Meta e da Google sob escrutínio direto

Artigo Seguinte
AMD

AMD diz que as reviews estão mal! O Windows 10 suporta o 3990X!

Ler todos os comentários
cropped-logoleak-1.png

A Leak.pt traz-te as últimas notícias de tecnologia, truques e dicas. Lê as noticias sobre tecnologia atual agora mesmo!

Siga-nos

Últimas notícias

Aspirador sem fios Lidl para limpeza eficiente em casa.

O novo aspirador do Lidl chega esta semana: vê se vale a pena

10 de Fevereiro, 2026
gpt-4 vs. gpt-4o vs. gpt-4o mini: quais são as diferenças?

Dizer por favor ao ChatGPT gasta mais energia? A ciência responde

10 de Fevereiro, 2026

Registe-se na Newsletter

  • Quem somos
  • Ficha técnica
  • Estatuto editorial
  • Declaração de Privacidade
  • Política de Cookies
  • Termos e Condições
  • Contactos

Leak@2026 - Todos os direitos reservados

Nenhum resultado
Ver todos os resultados
  • Contactos
  • Declaração de privacidade (UE)
  • Estatuto editorial
  • Ficha técnica
  • Imprint
  • Isenção de Responsabilidade
  • Mais recentes
  • Notícias de Tecnologia – Leaks de Tecnologia de Última Hora | Leak.pt
  • Notícias de Tecnologia de Última Hora
  • Política de Cookies (UE)
  • Política de Privacidade
  • Quem somos
  • Termos e Condições

Leak@2026 - Todos os direitos reservados