Inicio Saúde Os 7 medicamentos que deve evitar ao fazer exercício físico!

Os 7 medicamentos que deve evitar ao fazer exercício físico!

O exercício físico é dos hábitos mais importantes para nos tornarmos saudáveis! Contudo, muitas vezes a população já tem algumas doenças associadas. Por isso, a medicação pode ser necessária!

Mas isto não serve de desculpa para não fazer nada! Apenas é necessário não fazer exercício físico no intervalo de ação de alguns medicamentos.

Caso tome algum destes medicamentos, veja como se exercitar com segurança !

EXERCÍCIO

Fundamentalmente, se der uma vista de olhos nos efeitos colaterais da sua medicação pode entender se o medicamento é problemático para o seu treino.

Alguns dos efeitos secundários são desidratação, sonolência, aumento da pressão sanguínea, aumento do ritmo cardíaco, etc..

Mas atenção! Não só os medicamentos têm estes efeitos. Muitos suplementos alimentares também podem ser prejudiciais e, contudo, por não apresentarem bulas ou informação detalhada acabam por ser mais perigosos…

Embora essa lista não cubra todos os fármacos que podem afetar negativamente a sua sessão de treino, apresenta os mais comuns.

1. Medicamentos para dormir

EXERCÍCIO

Este tipo de medicação é das mais comuns para ajudar nos distúrbios do sono, como a insónia.

No entanto, a sonolência pode prolongar-se até ao dia seguinte… Resultando muitas vezes numa dificuldade em efectuar o exercício.

Medicação para dormir pode ser algo imprescindível! De facto há muitas pessoas com dificuldade em iniciar ou prolongar o sono. Neste caso, simplesmente agende seu treino para mais tarde, quando os efeitos colaterais se dissiparem.

2. Medicamentos para alergias

EXERCÍCIO

A maior parte das histaminas de primeira geração, como a difenidramina e a hidroxizina, atravessam a barreira hematoencefálica e causam impacto na memória, coordenação e causam sonolência.

Pode até experimentar diferentes marcas de modo a encontrar uma que o faça sentir mais confortável durante os treinos.

Contudo, todas têm reputação de aumentar a temperatura do corpo, o que aumenta o risco de superaquecimento e transpiração excessiva podendo levar a uma desidratação aguda.

3. Descongestionantes

EXERCÍCIO

 

Muitas vezes quando se está constipado ou com sinusite, obtém-se alívio de um descongestionante como o cloridrato de pseudoefedrina que se encontra no Sinutab e até no Actifed.

No entanto, esta substância ativa pode aumentar sua frequência cardíaca e pressão arterial!

Dito isto, se tem pressão alta ou problemas cardíacos, descongestionantes podem aumentar o risco de um evento cardíaco se fizer um treino vigoroso!

Em suma, é melhor adiar o exercício até que se sinta melhor e não precise mais deste tipo de remédios.

4. Laxantes

EXERCÍCIO

Certos laxantes funcionam causando contração dos músculos do intestino, o que pode levar a dor e cólicas. Deste modo, quando se exercita, flui menos sangue para o seu intestino, uma vez que está a ser bombeando sobretudo para os músculos, podendo aumentar o risco cãibras.

Evite tomar laxantes perto do seu exercício de modo a evitar cólicas.

5. ISRSs

EXERCÍCIO

Inibidores seletivos da recaptação da serotonina (ISRSs) são usados ​​para ajudar a controlar os sintomas de depressão e ansiedade.

Exemplos destes são sertralina, fluoxetina, citalopram entre outros.

Pode sentir sonolência, o que poderia afetar os seus níveis de energia quando se trata fazer um grande treino! Além disso é possível ter a boca seca e suar excessivamente. Dito isto, tenha sempre água por perto e fique atento ao modo como se sente durante o treino.

Contudo isto não deve ser nunca desculpa para não se exercitar. Antes pelo cotrário, o exercício ajuda no bem-estar mental.

Idealmente, exercitar-te bem cedo antes de tomar a medicação pode minimizar a sobreposição de efeitos colaterais.

6. Benzodiazepinas

EXERCÍCIO

Medicamentos como Xanax são usados ​​para tratar distúrbios de ansiedade e pânico . Xanax auxilia no efeito calmante e na redução da atividade de estimulação cerebral.

Uma vez sendo um supressor, os possíveis efeitos colaterais das benzodiazepinas incluem:

  • Fadiga
  • Sonolência (sonolência)
  • Relaxamento muscular
  • Défice de energia

Treine com segurança se estiver a tomar benzodiazepinas! Uma vez que os efeitos colaterais podem diminuir o seu esforço e vigor para o exercício, é recomendável fazer exercício antes de tomar este medicamento.

7. Estimulantes

EXERCÍCIO

O metilfenidato é um fármaco psicoestimulante aprovado para o tratamento do TDAH ou Déficit de Atenção e Hiperatividade, síndrome de taquicardia postural ortostática e narcolepsia.

Psicotrópicos da classe das anfetaminas estão associados a efeitos colaterais tais como:

  • Aumento da frequência cardíaca
  • Pressão arterial elevada
  • Ansiedade
  • Agitação
  • Tremores
  • Hipertermia (sobreaquecimento extremo)
  • Maior risco de ataque cardíaco (mas geralmente apenas se alguém tem problemas cardíacos subjacentes ouestá abusando da droga)

Exercite-se com muita segurança se estiver a tomar este tipo de estimulantes! Converse com seu médico para determinar se a dose está a funcionar ou se é necessário diminuí-la.


Recomendações:

Efetivamente, deve exercitar-se primeiro e tomar os seus medicamentos depois, caso seja apreciador de exercício matinal!

Se, pelo contrário, não gosta de exercício matinal, o melhor é esperar até que os efeitos do medicamento desapareçam (depois de quatro a seis horas).

Coma alguma coisa antes do treino. Isto porque, a comida pode retardar a absorção dos medicamentos. E diminua a intensidade do seu treino ou pare mesmo sempre que se sentir superaquecido!

EXERCÍCIO

Em suma, se tiver alguma dúvida relativa ao que lhe foi prescrito, pergunte ao seu  médico ou farmacêutico se tem de ter alguma atenção especial quando toma o seu medicamento!

Fonte: 1 Gosta da Leak? Contamos consigo! Siga-nos no Google Notícias. Clique aqui e depois em Seguir.

Quer receber notificações gratuitas no seu smartphone ou computador sempre que lançamos um novo artigo? Clique aqui.

Siga-nos no Facebook, Twitter, Instagram! Quer falar connosco? Envie um email para geral@leak.pt.

Joana Morais
Desde que me conheço a área da saúde sempre me fascinou, em especial a área da fitoterapia e nutrição. Muitas vezes brincando que noutra vida fui "feiticeira" porque sou apaixonada por tudo o que têm propriedades curativas. Finalizado o mestrado integrado em Ciências Farmacêuticas, sinto-me útil a ajudar.

1 COMENTÁRIO

  1. Amaioria dos seres humanos,moremos porque nao nos abrimos com os ajentes da saude, nao so mais tambem esistem os agentes ou medicos cansados em investigar a funcao dos medicamentos, alimentacao por comer,fazer os testes gerais pr facilitar a cura.em suma, quem trata o ser humano,deve ser carismatico.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Leia também

Leak: Galaxy S21 chega com a nova interface One UI 3.1

Depois de este ano ter apresentado os principais topos de gama, a Samsung já está a trabalhar na nova geração da gama S. Neste...

Play Store: apps para crianças banidas por violações! Remova já

A Google removeu três apps para crianças muito populares da Play Store depois de terem sido apontadas algumas violações. Estas recolhas de dados foram...

Hyundai Kona N 2021: um SUV não pode ser divertido?

Atualmente os entusiastas no mundo automóvel estão a optar por pequenos e grandes SUV. Algo que contraria a grande procura anterior pelos famosos e...

Redmi K30S: especificações e preço de um super-equipamento!

A Xiaomi vai apresentar um novo equipamento da gama K30 na China. O evento terá lugar amanhã. Dito isto, o novo dispositivo vai chamar-se...

Alerta Play Store: se tem uma destas 21 aplicações apague já!

Apesar de todos os cuidados que a Google tem com as aplicações que tentam entrar na Play Store, é praticamente impossível garantir que a...