Android/iOS: já encontrou esta novidade no seu Google Maps?

A Google anunciou as “direções visíveis” para o Google Maps no Android e iOS em fevereiro passado. A propósito disto uma nova definição chamada “Direções visíveis durante a navegação” está agora disponível.

Android/iOS: já encontrou esta novidade no seu Google Maps?

Com as direções visíveis, o Google Maps mostrará onde virar e um ETA em tempo real diretamente no ecrã de bloqueio do dispositivo. A aplicação para Android utilizará as notificações normais do sistema, enquanto o Google Maps no iPhone utilizará as famosas Actividades em direto.

As direções visíveis também funcionam no ecrã de visão geral do percurso que aparece depois de iniciar as direções, mas antes de tocar em “Iniciar”. O Google Maps mostrará as direcções, fornecerá a ETA em tempo real e atualizará automaticamente o seu percurso se seguir um caminho diferente, como se pode ver na sequência abaixo.

Depois de ter dado pormenores em fevereiro passado, a Google anunciou em junho que as direções visíveis estavam a ser implementadas globalmente nesse mês para os modos a pé, de bicicleta e de condução no Android e iOS. No entanto, ainda não vemos as Atividades em direto no iOS.

- Advertisement -

Os utilizadores do Google Maps na versão 11.116 para Android e 6.104.2 para iOS estão agora a ver a opção “Direções visíveis durante a navegação” na parte inferior de Definições > Definições de navegação: “Veja as ETAs actualizadas e a sua próxima curva, diretamente na vista geral do seu percurso ou no ecrã de bloqueio. Os dados de navegação serão recolhidos para melhorar o Google Maps para todos.”

Entretanto esta opção vem desativada por predefinição e não aparece nas versões mais antigas da aplicação que verificámos.

Quando a opção “Direções visíveis durante a navegação” está desativada, apenas obtém um ponto azul que marca a sua localização. Se estiver ativada, transforma-se numa seta que indica o caminho a seguir. Normalmente, essa seta só aparece quando se inicia totalmente a navegação.

Entretanto a Google assinala a ativação/desativação desta funcionalidade diretamente no ecrã de vista geral do itinerário com um balão de mensagem. De facto, tocar no ponto/seta azul permite-lhe ativar/desativar rapidamente a partir da folha “A sua localização”.

Entretanto clique aqui para seguir a Leak no Google Notícias e ficar a par de todas as informações mais importantes. Pode também subscrever aqui a nossa Newsletter e receber as notícias no seu e-mail.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Especiais

Subscreva a Newsletter Leak

Não perca nenhuma informação importante! Subscreva a newsletter Leak e receba todas as notícias, destaques e outras informações importantes no seu e-mail.