Nova tecnologia pode esconder totalmente a câmara para selfies

O iPhone X fez da monocelha uma caraterística de design quase obrigatória, já que quase todos os fabricantes de dispositivos Android a copiaram este ano. A Samsung tem sido, sem dúvida, uma agradável surpresa uma vez que não foi em modas. No entanto, apesar das monocelhas estarem a ficar, em muitos casos, mais pequenas, continuam a ser uma moldura que corta a parte superior do ecrã ao meio.

Para acabarem com esta protuberância os fabricantes chineses arranjaram algumas formas inventivas. Assim, temos câmaras deslizantes que surgem do chassis, mas não se livraram da moldura inferior. No entanto este tipo de câmaras que deslizam são uma opção interessante mas não a melhor. É que podem comprometer a resistência do smartphone à água. Para além disso este tipo de câmaras não são compatíveis com Face ID, uma vez que teriam de alojar diversos sensores.

Num futuro próximo, a Apple vai descobrir formas de colocar as câmaras TrueDepth e FaceTime atrás do ecrã. O alti-falante frontal e outros sensores também vão necessitar de estar atrás do ecrã. Mas para que isso aconteça, a Apple e outros fabricantes de smartphones vão ter de utilizar uma nova solução.

A Largan, um fabricante de módulos de câmara, está a desenvolver um revestimento “preto puro” que vai permitir tornar a câmara para selfies invisível a olho nu. Claro que se pensarmos um pouco isto não é criar propriamente um ecrã infinito. É colocar uma barra preta onde a câmara para selfies não se vê. Assim, seria muito mais interessante esconder a câmara no próprio ecrã, mas de modo a que ele pudesse ser utilizado nessa parte.

Esta tecnologia da barra preta ainda não é oficial, e os primeiros dispositivos a usá-la só devem chegar em 2020, segundo o site MacRumors. No entanto, o projeto não é exatamente um segredo bem guardado, como foi revelado nos sites de notícias de Taiwan, Economic Daily News e MoneyDJ.

Como a Apple é cliente da Largan, o gigante da maça parece ser uma provável candidata a utilizar essa tecnologia nos novos iPhones. No entanto, as informações revelam que podem até ser duas as empresas a adotá-la em 2020.

mm
Bruno Fonseca
Fundador da Leak, estreou-se no online em 1999 quando criou a CDRW.co.pt. Deu os primeiros passos no mundo da tecnologia com o Spectrum 48K e nunca mais largou os computadores. É viciado em telemóveis, tablets e gadgets.

Mais deste autor

2 COMENTÁRIOS

Relacionadas

Publicidadespot_img

Últimos artigos

Google TV vai dar canais premium de borla mas há um requisito!

O Google TV está realmente fantástico. Tem uma interface bem conseguida e que nos dá um rápido acesso a tudo aquilo que procuramos. No...

Netflix processada por causa de uma das séries mais vistas!

Tendo em conta que existem montes de séries na Netflix que foram realmente capazes de conquistar meio mundo, a verdade é que podem também...

Atenção para quem vai jogar FIFA 22! Existem 3 novos ícones!

Tal como acontece todos anos, parece que foram apresentados novos jogadores que de certa forma merecem ficar marcados no mundo do futebol. Sendo que...

Não perca nenhuma informação de última hora!

Registe-ne na Newsletter Leak e receba diariamente todas as informações no seu email!