
Microsoft prepara revolução no Menu Iniciar do Windows 11
No caso do vínculo ao telemóvel, o painel complementar utiliza uma funcionalidade chamada “Cartões adaptáveis”. Poderá tê-los visto quando utilizou uma aplicação da Microsoft. A ideia é que agora esses painéis estejam disponíveis no menu Iniciar e de várias formas diferentes. Em alguns casos complementando o que estamos a ver no menu Iniciar e noutros dando mais informações sobre algumas apps que venham nesse sentido.
O investigador da Microsoft, Albacore, encontrou referências à funcionalidade no menu Iniciar antes de esta ser lançada. A propósito disto o site WindowsLatest também conseguiu ativar um painel.
O Windows Latest tentou executar esta janela complementar do menu Iniciar e foi bem-sucedido em nossos testes. Neste caso específico o painel aparece no lado esquerdo e exibe informações sobre o clima e o mercado. Ao clicar nele, é redirecionado para a página de meteorologia do MSN.
Neste momento os programadores já podem criar estes menus adicionais para as suas aplicações e posicioná-los num dos lados do menu Iniciar. Note-se que apenas dois Companions podem aparecer em cada lado do menu Iniciar.
Tal como acontece com a aplicação de vínculo ao telefone, também a Microsoft pode disponibilizar estes painéis complementares para aplicações nativas ou aplicações utilizadas frequentemente como o Teams, WhatsApp, Outlook, etc. Assim, pode ver rapidamente as mensagens ou e-mails da sua equipa.
Estes painéis também são muito personalizáveis. Pode selecionar os elementos que surgem no painel e optar por ocultar os que não precisa. Por exemplo, pode selecionar se as chamadas ou mensagens recentes aparecem ou não no painel do Phone Link.
É provável que mais empresas e programadores comecem a trazer os seus próprios paineis para o menu Iniciar, e será possível personalizar totalmente a experiência.
No entanto, esta não é a única alteração a chegar…
A Microsoft está a fazer experiências com a disposição da secção Todas as aplicações no menu Iniciar. Anteriormente, uma opção de disposição em grelha aparecia no menu Iniciar, o que facilitava a navegação pela longa lista de aplicações instaladas.
Agora, está também a preparar-se uma opção agrupada que apresentará os ícones em categorias. Ambos os layouts irão melhorar a forma como encontra e navega pelas aplicações no menu Iniciar.
🔥 Este artigo foi útil?
Sê o primeiro a votar 🙂
Precisamos dos nossos leitores. Segue a Leak no Google Notícias e no MSN Portugal. Temos uma nova comunidade no WhatsApp à tua espera. Podes também receber as notícias do teu e-mail. Carrega aqui para te registares É grátis!


