O mundo das consolas mudou, por isso, se estás na expetativa de encontrar uma Switch 2 ao estilo da primeira versão, com um preço acessível para meter a concorrência a tremer. Bem… Podes tirar o cavalinho da chuva.
Segundo alguns dos analistas mais conceituados da indústria gaming, a nova consola da Nintendo deverá custar pelo menos 400 dólares quando for lançada este ano. O que claro está, na Europa, nomeadamente em Portugal, deverá significar um preço um pouco mais alto que este.
Nintendo Switch 2 a 500€ (ou mais) – Não vai surpreender ninguém
Portanto, até aqui, a Nintendo sempre preferiu apostar em hardware um pouco mais antigo, o que por sua vez significaria preços de produção baixos. Desta forma, a gigante Japonesa seria capaz de fazer (muito) dinheiro no lado do hardware, e claro, também no lado dos jogos.
Com a Nintendo Switch 2 a estratégia muda um pouco. Não é que esta consola seja um portento tecnológico incrível, que não é. Mas vai ser uma consola muito mais poderosa, e por isso mesmo capaz de correr projetos feitos a pensar para a Xbox Series S, a consola de nova geração menos poderosa do mercado. Isto significa que os custos de produção aumentaram, e como sempre, quem os vai pagar é o cliente final.
Mas se acha 400 ou 500 euros muito, fique a saber que este nem é o teto máximo. Alguns analistas acham que a Nintendo pode ir ainda mais longe.
Devido ao aumento do preço de vários componentes, como é o caso do SoC que aumentou para o dobro, é possível que a nova Switch 2 só seja encontrada a preços “acessíveis” durante alguma promoção.
O que levanta uma questão… Será boa ideia ver uma Nintendo a arriscar lançar uma consola menos potente ao mesmo preço da concorrência?
Para finalizar, a resposta aparece no Nintendo Switch 2 Direct, marcado para 2 de abril de 2025. Até lá, só nos resta esperar!