Connect with us

Jogos

Nextoid!: Primeiro jogo a sair para o Spectrum Next é uma maravilha

André Leão

Publicado a

E aquilo que há muito aguardávamos aconteceu: foi lançado oficialmente o primeiro jogo para o Spectrum Next, e gratuito, ainda por cima. Além disso, este é daqueles que traz de volta todas as recordações de infância, ou não fosse um clone, e de grande qualidade, de Arkanoid. Mesmo já estando disponível ao público, ainda está em fase de testes, podendo vir a sofrer algumas correções, ou, quem sabe, a adição de mais alguns níveis e funcionalidades.

Mas vamos primeiro à história. Nextoid é um nanorobô, injectado no corpo dos humanos doentes, estando armado com projécteis que fazem regredir a esclerose. Ao longo de vinte um níveis teremos que dirigir o robô pelas várias artérias, para eliminar todos as plaquetas e conseguirmos tornar o humano novamente saudável.

Está dado o mote par um jogo que tem tanto de difícil, como de viciante. Se já conhecem Arkanoid, sabem do que aqui se trata: um tiro à parede muito sofisticado, onde assumem o controlo de um bastão que evita que a bola atinja a parte inferior do ecrã (se tiverem habilidade para isso), ao longo de vinte e um níveis de fino recorte (para já), e com a adição de dezenas de add-ons, nem todos sendo uma ajuda. Alguns são maquiavélicos, mesmo, nomeadamente aquele que nos troca os controlos. Depois temos os habituais nos jogos do género, alguns que aumentam ou diminuem o bastão, ou que diminuem ou aceleram a velocidade da bola, outros que nos permitem disparar contra os blocos, um particularmente interessante (killer) que leva tudo à frente, destruindo todos os blocos que atravessa de uma assentada, alguns que concedem vidas extra ou permitem logo passar de nível, enfim, uma grande panóplia deles, havendo muitos símbolos para serem decorados, se querem ir avançando nos níveis.

Por vezes aparecem também add-ons com pontos de interrogação. Estes poderão dar origem a qualquer um dos outros, havendo portanto o factor sorte com que contar. Aliás, este jogo, tal como Arkanoid já o fazia, traz à tona o conhecido dilema do macaco que apanha a banana por um buraco, mas que não consegue depois soltar a mão do buraco sem antes largar a banana. É que são inúmeras as vidas que perdemos para tentar apanhar um add-on, em detrimento da bola, levando-nos ao desespero com a nossa ambição desmedida.

Mas não deixar a bola ultrapassar a parte inferior do ecrã não é a nossa única preocupação. A partir do segundo nível entram em cena os vírus e os seus incómodos excrementos, que deveremos evitar a todo o custo. Convém assim também tentar levar a bola a eliminá-los, doutra forma corremos o risco de morrer ingloriamente com um excremento em cima. Nada agradável, não é?

Nextoid! consegue também demonstrar todas as potencialidades do Spectrum Next. Gráficos e música de grande qualidade, e uma jogabilidade fabulosa, com uma graciosidade de movimentos apenas visto nas máquinas de 16 bits, são o cartão de visita deste excelente jogo que consegue agradar a todos. Aliás, o programador fez um trabalho incrível, ainda mais tendo em conta que é o seu primeiro jogo de arcada e que as boards do Spectrum só estão disponíveis desde finais de novembro.

Para já, e para quem ainda não tem a versão completa do Spectrum Next, como é o nosso caso, terá que o jogar através de emuladores. E para isso são necessários alguns truques que aqui deixamos:

  1. Obter e instalar um emulador compatível com o Spectrum Next, nomeadamente o Specnext
  2. Ir ao site oficial do Spectrum Next e descarrregar para o PC o pacote Next SD card V. 0.8 B
  3. Copiar os ficheiros CSpect.exe e ay.dll para o diretório do Nextoid, que vem incluído no pacote referido no ponto anterior
  4. Criar no “Bloco de Notas”, numa única linha: CSpect.exe -s14 -zxnext
  5. Gravar o ficheiro do ponto anterior como: Cspect.bat
  6. Fazer duplo clique no ficheiro que gravaram no “Bloco de Notas”, carregando então o Specnext
  7. Finalmente carregar em “F2” ou “F2+Fn”, dependendo dos computadores, e abrir o Nextoid!
Não é ainda um sistema simples, mas o que podemos dizer é que compensa largamente o prazer que terão com Nextoid! Atrevemo-nos mesmo a dizer que não haveria melhor jogo para iniciar os lançamentos para um computador, cuja versão completa só sairá sensivelmente daqui a mês e meio.

Outras notícias de hoje:

Tive o meu primeiro computador em 1985, um TC 2048, que me iniciou na informática. Apesar de no final dos anos 80 ter definitivamente passado para os 16 bits, o bichinho do Spectrum e clones sempre ficou, até aos dias de hoje. Atualmente coleciono tudo o que tenha a ver com o Spectrum e vou estando a par das novidades deste mercado, sendo fundador do blogue Planeta Sinclair.

1 Comentário

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Advertisement Banner ESET

Hardware

Entretenimento

Advertisement

Auto

Jogos